Cotidiano

Servidores estaduais ameaçam cruzar os braços se governo não der reajuste

Categoria programou duas paralisações para a próxima semana, como forma de protesto, caso reajuste não seja concedido

Servidores estaduais prometem paralisar se o Governo do Estado não cumprir o pagamento do reajuste da data-base de 2016 e 2017 e rever o adiamento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). A medida foi tomada durante assembleia geral da categoria, realizada ontem pelo Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima (Sintraima), no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no bairro Buritis, zona oeste da Capital. 

Segundo o presidente do Sintraima, Francisco Figueira, em maio deste ano a governadora Suely Campos (PP) prometeu aos sindicalistas que o reajuste seria efetivado em outubro, todavia, não foi cumprido e a categoria não recebeu nenhum posicionamento oficial do Governo do Estado. “O PCCR dos servidores já está tramitando, porém, até o momento, não vemos o encaminhamento à Assembleia Legislativa para que sejam tomadas as providências e levado ao governo para ser sancionado”, destacou.

Na assembleia, foi decidido que, caso o governo não conceda o reajuste, é possível paralisação por 24 horas na próxima terça-feira, 14, e outra na quinta-feira, 16. “Cumpriremos o que determina a Lei 7783/89, informando o governo e todos os órgãos sobre essa paralisação. Se depois de uma semana não tivermos retorno de nossas reivindicações, daremos continuidade ao edital e faremos uma greve geral por tempo indeterminado”, disse o sindicalista.

Ele afirmou que a luta da categoria é por melhores condições salariais, já que, por conta da inflação, o salário está defasado. “Nós queremos o que é de direito dos servidores, confirmado na Constituição, a valorização dos servidores que cumprem com o desenvolvimento do Estado. Esses trabalhadores não deixam de cumprir o seu papel, mesmo o governo com esse desprestígio com a categoria”.