Cotidiano

Servidores municipais pedem aumento salarial de quase 15%

Após o anúncio do reajuste salarial de 5% dos servidores efetivos e comissionados do Município, feito na semana passada pela Prefeitura de Boa Vista, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sitram) se mobiliza para negociar o aumento deste percentual, já que conforme o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o reajuste deve ser de 14,79%.

A presidente do Sitram, Sueli Cardozo, disse que o aumento solicitado é correspondente à perda salarial acumulada de 2015 a 2017. “O reajuste é muito positivo, mas desde o início pedíamos 14,79%. Fomos pegos de surpresa e sequer nos consultaram. Já provamos por meio dos números apresentados pelo Dieese que a Prefeitura de Boa Vista tem recurso e precisa conceder o reajuste almejado”, afirmou.

Para discutir o assunto, a diretoria do Sitram se reuniu na tarde de segunda-feira, 22, com a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas. “Estamos negociando com a Prefeitura, que alega estar preocupada com o cenário econômico atual. Mas o fato é que se a gestão conceder pelo menos 10% de reajuste aos funcionários gastará menos do que os 53% previstos para gastos com funcionários, atendendo a lei de responsabilidade fiscal”, argumentou Sueli.

Ao final da reunião, o Sindicato foi informado de que o pedido não poderia ser atendido. “Apesar disso, a negociação ainda está aberta. Nos reuniremos novamente na próxima segunda-feira, 29, com o Comitê Gestor e com a Secretaria de Administração para dar continuidade ao diálogo. Os números comprovam que o poder público pode conceder um reajuste maior, então estamos lutando por nossos direitos”, concluiu.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que durante a reunião solicitada com o Sitram foram apresentados os dados estatísticos do DIEESE, alegando perdas salariais de 14,79% no período de 2015 a 2017. “No entanto, não foram considerados os benefícios e os índices de reajuste efetuados em 2015 com o novo PCCR, com a criação da Gratificação de Incentivo à Docência  (GID) e outros benefícios como as progressões e promoções para os servidores”, afirmou.

Conforme a administração municipal, apesar dos impactos da crise econômica do País foi possível efetuar o reajuste de 5% para os servidores. “É preciso levar em consideração as projeções orçamentárias e de arrecadação, com o cuidado de respeitar os limites legais e não ultrapassar o percentual da receita líquida que é de no máximo 53%. O reajuste proposto pela administração da Prefeita Teresa Surita é resultado de um planejamento seguro”, diz a nota. (B.B)