Cotidiano

Sesau realiza orientação e aferição de pressão arterial

Equipes estarão concentradas em locais de grande movimentação; Estima-se que cerca de 25% da população brasileira com idade a partir de 18 anos apresenta o problema

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, celebrado hoje, 26, serão realizadas ações de orientação e aferição de pressão arterial durante todo o dia em diferentes pontos da cidade: das 8h às 12h na Feira do Passarão, bairro Caimbé e no Terminal Rodoviário Internacional, no bairro Treze de Setembro; e das 14h às 18h, no Pátio Roraima Shopping, no Bairro Cauamé e Roraima Garden Shopping, no Bairro Caçari.

Cerca de 25% da população brasileira com idade a partir de 18 anos apresenta elevação da pressão arterial. A hipertensão arterial e as complicações decorrentes da doença matam mais de 300 mil brasileiros anualmente, o equivalente a 820 mortes por dia, ou 30 a cada hora.

“Vamos aferir a pressão arterial e dar orientações sobre a prevenção e tratamento da doença. A ideia é mostrar à população que é um procedimento simples e rápido de fazer”, explicou o coordenador-geral de Atenção Básica, Sandro Fernandes.

Ele ressaltou ainda a importância desse procedimento. “É ideal que todas as pessoas chequem a pressão ao menos uma vez por mês, principalmente pessoas acima do peso, em situação de sedentarismo, ou com casos de hipertensão na família”, completou.

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa e normalmente manifesta sinais no estado já avançado. Pode ser causada por fatores genéticos (hereditária), hábitos alimentares irregulares e consumo excessivo de sódio. Diabéticos também são mais propensos a desenvolver o problema. Para prevenir a hipertensão arterial é recomendado praticar atividades físicas de forma regular, ter uma alimentação saudável e verificar periodicamente a pressão.