Cotidiano

Setrabes expande atendimento da Rede Cidadania Atenção Especial para o interior

Criado há 35 anos, o Centro de Atendimento de Educação Especial Denise Messias Santos abrigará, após uma reforma estrutural, uma unidade da Rede Cidadania Atenção Especial. A instituição, localizada no município de Caracaraí, é destinada ao serviço especializado e de referência voltada ao atendimento de alunos e usuários com necessidades educacionais especiais.

De acordo com a secretária de estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Emília Campos, o Centro Denise Messias Santos precisa ser reformado. “Estamos trazendo para a região um pouco do que já fazemos em Boa Vista no sentido de ampliar os serviços já feitos. Também será feita a primeira reforma do prédio. Essa é uma demanda de mais de dez anos, que todas as gestoras que já passaram pelo Centro pediam”, disse.

Ela citou ainda a experiência positiva do Centro de Referência em Boa Vista, a Rede Cidadania Atenção Especial. “Quando assumimos a gestão, a unidade tinha aproximadamente 550 usuários. Com empenho, conseguimos organizar e dobrar a quantidade de usuários, e hoje a Rede atende a 1.051 pessoas não somente da Capital, mas inclusive do Interior”, frisou.

A gestora do Centro, Edna Amorim Torres, afirmou que o termo de cooperação entre a Setrabes e a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed), que administra o local, significa a melhoria no atendimento aos usuários e famílias, além da comunidade em geral. “O trabalho feito no Denise Messias reflete na sociedade de Caracaraí. Não trabalhamos apenas com crianças e adolescentes em idade escolar, mas também com público fora dessa faixa etária, além de capacitar professores e demais profissionais interessados no assunto”, explicou.

Atualmente, o Centro Denise Messias Santos atende a 67 usuários com deficiências e síndromes a partir de zero ano de idade. Realiza atendimentos em Estimulação Precoce, que trabalha com crianças abaixo de quatro anos de idade, a alunos da rede regular de ensino com apoio pedagógico, além de fornecer cinco tipos de cursos de capacitação sistemática e orientação e apoio pedagógicos para professores que estão em salas de aula comuns e acadêmicos, todos na área de inclusão.

O atendimento para as pessoas na unidade é feito duas horas por dia, duas vezes por semana. Quem é aluno regular do Centro permanece na unidade um horário inteiro: das 13h30 às 17h30.