Cotidiano

Shopping lança campanha para uso correto de vagas reservadas

Objetivo é chamar atenção de motoristas que utilizam vagas de forma irregular

Um shopping no bairro Caçari lançou nesta sexta-feira (5) a campanha “Multa Moral” como ação para inibir o uso, por pessoas sem a credencial, de vagas reservadas a idosos, gestantes ou pessoas com deficiência.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estacionar em vagas reservadas, sem a devida autorização, gera multa de R$ 127,00 e o infrator perderá cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). Além disso, esse tipo de desrespeito é considerada uma falta grave e o condutor corre o risco de ter o veículo guinchado.

A regra prevista pelo CTB é direcionado a espaços públicos ou particulares, ruas, avenidas, ambientes internos e externos de uso coletivo.

“A multa moral é um incentivo e uma ajuda que nós queremos dá para quem tem o devido direito e possa, assim, retirar a credencial junto ao órgão responsável”, ressaltou o marketing do shopping. E para facilitar o acesso ao documento, de 22 a 28 de agosto, a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) estará no shopping para emissão das credenciais.

A “Multa Moral” é adotada em várias empresas no Brasil e consiste na conscientização de condutores quanto à forma correta e legal da utilização desses espaços. No shopping uma placa será colocada próximo ao veículo abordado pela equipe de fiscalização e conterá a seguinte frase: Essa vaga não é sua nem por um minuto. Em um campo será marcada a infração cometida pelo condutor do veículo. Não será gerado ônus para o cliente.

O mall tem cumprido com a legislação para disponibilização de vagas reservadas. Das 1.734 vagas existentes no shopping do Caçari, 10% são prioritárias, sendo 72 para idosos e 30 para pessoa com deficiência.

Além do grupo atendido pela lei, vagas para lactantes foram marcadas com tinta cor-de-rosa para facilitar o acesso, principalmente próximo as entradas principais.