Entretenimento

Shopping sedia exposição fotográfica da Força-Tarefa Logística Humanitária

A exposição “40 Momentos da Operação Acolhida” é o resultado do trabalho de militares durante a Operação Acolhida

Sensibilidade e emoção: duas características presentes em cada uma das imagens registradas durante a Operação Acolhida, iniciada em março deste ano, pela Força-Tarefa Logística Humanitária para Roraima. O acervo se tornará uma exposição, intitulada “40 Momentos da Operação Acolhida”, no Pátio Roraima Shopping e ficará disponível à visitação gratuita de sexta-feira (18) a partir de 19h até o dia 27 de maio, das 11h às 22h.

O êxodo dos venezuelanos em direção a Roraima, em fuga da crise econômica, do crime e do que críticos afirmam ser um governo cada vez mais autoritário, continua sendo uma triste realidade. Por esse motivo, a Força-Tarefa Logística Humanitária aglutinou esforços e conduziu, em todos os níveis (político, estratégico, operacional e tático), pessoas, autoridades, instituições, organismos internacionais, como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), as organizações não governamentais de ajuda humanitária e os órgãos de segurança pública, para ajudarem.

Assim nasceu a “Operação Acolhida”, iniciada em março, com intuito de oferecer condições dignas aos imigrantes que se encontram em situação de vulnerabilidade. Além disso, também foram realizados trabalhos de triagem e identificação, imunização, construção de abrigos, recuperação e ampliação de espaços já existentes, atendimentos médicos, fornecimento de refeições e gêneros alimentícios, bem como apoio logístico ao processo de interiorização dos imigrantes que se encontram no Estado.

Ao longo dos dias de operação, alguns integrantes da Força-Tarefa registraram momentos. Um deles foi o Sargento Neves e, para ele, a experiência foi única. “Em diversos momentos pude presenciar a tristeza de pais que choram por não poderem suprir a fome de seus filhos e momentos também de felicidade, onde as mesmas crianças que passavam fome, foram abrigadas e alimentadas”, relatou.

Ainda segundo o Sargento, em meio a todos os contratempos, essas mesmas crianças continuavam sorridentes, o que favorecia o registro. “Elas faziam poses para nós fotografarmos. Depois pediam para ver e, quando se viam, abriam um sorriso que jamais podemos presenciar. E é por esse sorriso que essa, apesar de ser minha primeira Operação, tornou-se ‘única’ em minha vida”, desabafou.

O Sargento Paulo Johnson, fotógrafo da Marinha, também foi um dos que participou da operação. De acordo com ele, os registros servem também para mostrar à sociedade o lado humano da crise migratória, para que as pessoas possam se sensibilizar com a situação. “É um momento histórico que estamos registrando. A experiência agrega muito valor para nós, como profissionais, em mostrar a veracidade através das imagens”.

Ao todo, são 40 fotos. Os responsáveis pelos cliques são: Tenente Clarissa, os Sargentos Paulo Johnson, De Farias, Neves, Vinícius Martins e cabo Feitosa. Para a gerente de Marketing do Pátio Roraima, Aline Aguiar, a exposição, além de apresentar as ações realizadas pela Força-Tarefa para amenizar o reflexo da crise migratória, também pode sensibilizar mais pessoas e motivá-las a ajudar o próximo.

“Esperança: essa é uma das palavras que a exposição pode despertar em nós; esperança no ser humano e em um mundo melhor. São belos registros, realizados com a sensibilidade dos militares que se dedicam à causa. Também é uma forma de a ‘Operação Acolhida’ mostrar o seu trabalho e tirar dúvidas da população. Ficamos honrados em sediar essa mostra fotográfica, que será itinerante pelo Brasil”, disse.

SERVIÇO
O QUE: Exposição “40 Momentos da Operação Acolhida”
QUANDO: de 18 a 25 de maio (abertura 19h no dia 18/05)
ONDE: Espaço Pátio das Artes (segundo piso do Pátio Roraima Shopping)
QUE HORAS: das 11h às 22h
QUANTO: gratuito