Cotidiano

Sinal analógico será desligado dia 14

A partir da próxima terça-feira, os municípios de Boa Vista e Cantá passarão a receber somente o sinal digital

A campanha para o desligamento do sinal analógico em Boa Vista e no Cantá entrou em sua reta final. Na próxima terça-feira, 14, o sinal digital será ligado nas duas cidades e quem ainda não se preparou deve procurar o kit digital.

As ações em Boa Vista e no Cantá começaram há mais de três meses e tiveram como foco 39 bairros prioritários, como o Silvio Leite, o Senador Hélio Campos e o Pintolândia. Segundo a gerente digital da Seja Digital em Roraima, Célia Sena, os números superaram as expectativas. Foram entregues cerca de 46 mil kits e mais de 52 mil agendamentos nos municípios de Boa Vista e Cantá.

Para chamar a atenção da população, a Seja Digital promoveu diversas campanhas, como blitz, palestras, adesivagem de táxis. Assim as pessoas puderam adquirir seus kits digitais, com antena, conversor digital com controle remoto e fiação para instalação. Para saber se tem direito ao kit gratuito, basta ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar o site www.sejadigital.com.br.

Neste sábado, a equipe da Seja Digital fará uma “Caravana Digital” na Feira do Pintolândia; no domingo, será na Feira do Garimpeiro e, na segunda-feira, no terminal de ônibus no Centro da cidade.

Esta digitalização do sinal é um acordo mundial para que todos tenham acesso a melhorias na qualidade de imagem e som. Setenta e quatro países passarão pelo processo de digitalização e atualmente o Brasil faz parte dos 52 países que ainda estão passando pelo processo.

No Brasil, sete capitais ainda não receberem o sinal digital. São elas: Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), que terão até dezembro de 2018 para transferir o sinal do analógico para o digital. Então o Brasil cumprirá a meta de ter todas as capitais digitalizadas. “O desligamento do sinal analógico vai propiciar melhorias de políticas públicas para população em relação à comunicação, um exemplo disso é a expansão da internet 4G”, citou Célia.

Ainda não há previsão para a chegada do sinal digital nos outros municípios de Roraima por conta do mapeamento que a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) faz. Por enquanto, Boa Vista e Cantá são os únicos municípios que receberão o sinal digital.

O conselho de Célia Sena é que quem ainda não adquiriu o kit digital corra para as lojas ou retire o kit gratuitamente para não perder a programação digital. “Para saber se a sua televisão já é digital, você pode entrar em contato com o número 147 para tirar as suas dúvidas”, concluiu. (G.L)