Cotidiano

Sindicato alega não ter sido informado de transferências de presos

Para a vice presidente do sindicato dos Agentes Penitenciários a mudança é um retrocesso, e pode ajudar a comunicação do crime organizado

Joana Dark, vice presidente do sindicato dos Agentes Penitenciários alegou não ter sido avisado sobre a transferência dos presos. Para o sindicato a mudança implica em um retrocesso já que irá prejudicar a separação dos regimes.

“Não somos contra a transferência das presos, porém não fomos informados e não sabíamos da mudança, descobrimos hoje pela manhã e acreditamos que essa mudança foi leviana, podendo prejudicar os reeducandos do semi aberto, já que eles não terão como se manter, o local é distante e muitos deles tem que ir até o centro da cidade para trabalhar” relata.

Segundo ela, a transferência pode ser um retrocesso, já que quatro anos atrás, houve um luta da categoria para que os regimes fossem separados.
“Os reeducandos do semi aberto ficarão muito próximos aos presos da Pamc, podendo até ter o “arremesso”, muito utilizado pelos presos para trocarem informações, armas e até drogas.” relatou.

Com relação a Cadeia Feminina, o sindicato é favorável a mudança para a área urbana da cidade e que elas sejam levadas para instalações mais adequadas tanto para as presas, quanto para os agentes penitenciários.
“Porém há preocupação se haverá guarda externa, pois a Cadeia Feminina abriga reeducandos do regime fechado e semi aberto e o quantitativo de agentes é insuficiente” disse.

Outro lado –  A Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) informou que a decisão de transferências das reeducandas daCPFBV (Cadeia Pública Feminina de Boa Vista) ocorreu mediante a uma decisão da justiça estadual.

Todo o processo foi discutido com a Vara de Execuções Penais, que julgou e determinou que o prédio do antigo CPP (Centro Penal Provisório) era adequado para receber as reeducandas.

Publicidade