Cotidiano

Sindicato da Construção Civil adere Plano de Resíduos Sólidos

O Sindicato da Construção Civil de Roraima (Sinduscon) está encabeçando um novo grupo de trabalho para aderir às discussões da Prefeitura de Boa Vista sobre a implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que propõe a destinação correta do lixo produzido pelo setor. A iniciativa partiu do vice-presidente da entidade, Clerlânio Olanda, durante apresentação do plano para a sociedade civil organizada.

O sindicato marcou a primeira reunião para a tarde de hoje, na Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier). Foram convidados sindicatos de classe, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima (Crea), Caixa Econômica Federal (CEF) empresários, representantes do município, entre outros.

Para a prefeita Teresa Surita (PMDB), a adesão mostra a potencialidade que o plano tem para o município na questão ambiental e geração de emprego e renda. “O setor da construção civil é um dos maiores geradores de resíduos em Boa Vista e, consequentemente, pode ser um grande beneficiado com a implantação da reciclagem e outros serviços. Tendo o sindicato como parceiro, com certeza o nosso plano será ainda mais eficiente”, disse.

Conforme Clerlânio Olanda, o sindicato vai encabeçar um grupo de discussão e trabalho para auxiliar a prefeitura na implantação do plano.  “O plano é de todo mundo, do engenheiro da obra, empresários de reciclagem, quem trabalha com disque entulho, empreiteiro, ou seja, é uma causa que não é só da prefeitura. Por isso, vamos nos reunir com empresários para dialogar e bolar um conjunto de trabalho, estreitando informações e fazendo com que o setor possa entender o plano e faça com que ele funcione da melhor forma possível”, disse.

AUDIÊNCIAS – O cronograma de audiências destinadas à apresentação do Diagnóstico e Cenários Futuros dos Resíduos Sólidos para a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Boa Vista seguiu ontem à noite, na Escola Municipal Branca de Neve, no bairro Pintolândia, na zona Oeste.

Hoje a apresentação será às 19h na Escola Municipal Luiz Canará, Rua HC-14, no bairro Senador Hélio Campos. Amanhã, 15, será apresentado na Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira, a partir das 19h.