Cotidiano

Sindicato denuncia assédio moral contra enfermeiros em hospital de Caracaraí

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindprer) denunciou à Folha o suposto assédio moral cometido contra os profissionais do Hospital Estadual Irmã Aquilina, que está funcionando de forma improvisada no prédio do Corpo de Bombeiros do Município de Caracaraí, região Centro-Sul do Estado. Conforme a denúncia, os profissionais estão sendo prejudicados psicologicamente em razão da perseguição que eles têm sofrido.

O presidente do Sindprer, Melquisedek Menezes, disse que a direção está registrando faltas ao servidor plantonista mesmo quando o trabalho é cumprido. “Quando o profissional tira plantação ocorre uma troca oficial.

São cinco trocas mensais e, mesmo quando ultrapassam, nada que uma conversa com a gestão não possa resolver”, disse. Os servidores chegaram a conversar com a gestão do hospital, mas a situação só piorou, segundo ele.

Durante uma visita a Caracaraí, Menezes ressaltou que os servidores também expuseram o caso para a governadora Suely Campos (PP) e o titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), César Penna, mas que nenhuma medida foi tomada. Diante do caso, o Sindprer enviou um documento aos órgãos competentes, apresentando todos os pontos denunciados pelos enfermeiros.

O documento foi protocolado no Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Conselho Estadual de Saúde, Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) e a Sesau. Menezes afirmou que o caso já aconteceu em outras unidades. “Além das precárias condições que o trabalhador da saúde enfrenta no Estado, ele ainda tem que passar por assédio moral”, lamentou.

O sindicalista acredita que a população é a mais prejudicada com o caso, tendo em vista que a unidade hospitalar de Caracaraí está funcionando improvisada no prédio do Corpo de Bombeiros há mais de um ano. Conforme o presidente, alguns profissionais estão exercendo o cargo na base de remédio em razão da pressão psicológica.

SESAU – A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) afirmou que não compactua com práticas abusivas ou perseguições pessoais alheias à rotina do trabalho. Esclareceu que o servidor deve cumprir seus deveres e ser respeitado em seus direitos. “Por este motivo, a gestão vai apurar o fato denunciado e adotar as providências cabíveis, se for o caso”, frisou. (A.G.G)

Reforma em hospital deve ser concluída no dia 12 de junho

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que a reforma do Hospital Irmã Aquilina, no município de Caracaraí, região Centro-Sul do Estado, é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Caracaraí e o Ministério da Saúde, e que a gestão estadual não teve interferência no andamento da obra. Contudo, o governo está finalizando a aquisição dos equipamentos da unidade para que o hospital seja inaugurado no próximo dia 12 de junho.

Durante o período de reforma, a Sesau declarou que os atendimentos foram reordenados e continuam sendo realizados em “sedes alternativas até que a obra ficasse pronta”. Os pacientes com necessidade de internação estão sendo estabilizados no município e encaminhados para o Hospital Estadual Vereadores José Guedes Catão, em Mucajaí, município vizinho. “A Sesau lamenta eventuais transtornos causados pela obra, mas reforça que a reestruturação vai se reverter em um benefício ímpar para a população do município”, afirmou.

Conforme a Sesau, o Hospital Irmã Aquilina foi inaugurado há cerca de 30 anos e passa pela primeira grande reforma em sua estrutura física, que contempla a parte elétrica, hidráulica, substituição do telhado, além de outros serviços. (A.G.G)