Cotidiano

Sindicato descarta fechamento de agências e demissão de servidores

Superintendência dos Correios afirmou que o fechamento de agências está sendo estudado e cuidadosamente analisado

Os serviços oferecidos pelas agências dos Correios, na capital e nos postos de atendimento no interior, não sofrerão nenhuma modificação em relação à proposta defendida pela direção nacional de fechar 513 agências em todo o país, incluindo a demissão de servidores, conforme estudos iniciados em fevereiro deste ano.

A manutenção e a operacionalização das agências foram asseguradas pelo presidente do Sindicato dos Servidores dos Correios, Ariomar Farias. Ele informou à Folha que recentemente esteve discutindo este assunto com o superintendente regional dos Correios em Roraima, Anderson Araújo Lins, e na oportunidade, foi descartada essa proposta de enxugamento de custo por parte da estatal.

“Levamos esta preocupação junto ao superintendente regional e, no encontro, foi repassado que esta medida não abrange o Estado de Roraima, e que o processo de modernização e fusão de algumas agências pelo país ainda se encontra em fase de estudo. Na realidade, o que aconteceu foi o remanejamento de duas agências na capital, que passaram a funcionar nos dois shoppings com a devida realocação dos servidores”, comentou.

Ariomar afirmou que a preocupação do sindicato é com relação as 13 unidades do interior que estão em pleno funcionamento e a possibilidade de encerramento de um destes postos traria inúmeros problemas a comunidade que reside nos municípios. “A proposta encaminhada pelo sindicato à Superintendência Regional é de continuar os atendimentos no interior e, em algumas localidades que ainda não possuem o Banco Postal, implantar este serviço, ampliando a oferta de atendimentos à população. Entendemos como necessário este serviço e discordamos de qualquer possibilidade de encerramento de agências pela grande distância entre os municípios”, defendeu.

Correios diz que fechamento de agências está em estudo

Em nota, a Superintendência Regional dos Correios destacou que a estatal tem um papel de integração nacional, consolidada como símbolo de cidadania estando presente em todos os 5.570 municípios do país. A principal missão é conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções postais e logísticas acessíveis, confiáveis e competitivas. Por isso, estão se reposicionando e adaptando às novas realidades e demandas de seus clientes.

A remodelagem da rede de atendimento, conforme amplamente divulgado em diversos veículos de comunicação e, inclusive, discutido em audiência pública no Senado Federal, é um projeto de longo prazo que prioriza a maior eficiência na cobertura de mercado e a necessária racionalização de custos, sem perder de vista as necessidades dos clientes.

No momento, o fechamento de agências está sendo estudado e cuidadosamente analisado, portanto, não há definição sobre o número nem as localidades onde isso ocorrerá.

A nota destaca que é preciso deixar claro que a intenção dos Correios com esse projeto não é diminuir o número de unidades, mas sim de ampliar os canais de atendimento aos cidadãos brasileiros. Atualmente, a empresa conta com 12,7 mil pontos de atendimento em todo o país. Após a conclusão do projeto, prevê-se uma ampliação para cerca de 15 mil pontos. (R.G)