Cotidiano

Sindicato flagra uso irregular de ambulância destinada a pacientes

Sesau afirmou que prática é utilizada em situações excepcionais, como ocorrido neste fim de semana

O presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Roraima (Sindconam/RR), Robson Avelino de Carvalho, encaminhou o ofício 027/18 ao secretário estadual de Saúde, Ricardo de Queiroz Lopes, denunciando o uso inadequado da única viatura tipo ambulância, de placa NAV-0878, que atende os pacientes do Hospital Geral de Roraima (HGR), no transporte de medicamentos e cargas.

No ofício, a diretoria do Sindicato informa que em novembro do ano passado foi também encaminhado o ofício 071/2017 detalhando os mesmos problemas e nenhuma providência foi tomada por parte da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para sanar este problema, uma vez que a ambulância é de uso exclusivo para o transporte de pacientes.

“Os representantes do Sindconam flagraram na tarde de domingo a única viatura de suporte aos pacientes internados no HGR sendo usada de forma irregular no transporte de cargas e medicamentos. Isso denota a falta de respeito e o mal uso de nossos veículos, que eram pra ser única e exclusivamente para o transporte de pacientes”, relatou.

Robson acrescentou que este serviço, pelas informações repassadas ao sindicato, deveria ser feito por uma empresa com contrato vigente com a Sesau e, no ofício, solicita quais os motivos da contratante não estar executando o transporte, ocasionando no desvio da finalidade da única unidade de suporte ao transporte dos pacientes.

“Além de cobrarmos informações sobre este uso irregular, reiteramos a cobrança feita há sete meses, quando informamos já existir esta situação e nada foi feito neste período e nem informado ao sindicato sobre as medidas adotadas. A ambulância não recebe há meses uma higienização e limpeza, bem como todos os dias pela manhã é necessário um suporte de outro veículo para dar carga na bateria para o funcionamento da viatura”, informou.

O presidente do Sindconam afirmou que o intuito de tornar pública a denúncia é dar conhecimento às autoridades competentes para que tenham ciência da situação pela qual passa a saúde estadual. “Não estamos pedindo nada além da obrigação da atual gestão, que é a manutenção da viatura e sua devida higienização em razão dos inúmeros transportes de pacientes realizados todos os dias. Infelizmente desde o encaminhamento do primeiro ofício, esta é a terceira alteração na pasta e, mesmo ocorrendo a cobrança, nem sequer uma resposta foi encaminhada ao Sindicato”, observou Robson.

OUTRO LADO – A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que não há impedimento técnico para o transporte de materiais e medicamentos em ambulâncias. A prática é utilizada em situações excepcionais, como ocorrido neste fim de semana, devido ao grande volume de material que precisou ser transportado por conta dos atendimentos emergenciais realizados na Unidade.

A Sesau ressaltou que nenhum paciente deixou de ser atendido em função disso. A Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF) faz a entrega regular de medicamentos por meio de uma empresa, cujos serviços continuam sendo realizados normalmente.

Disse ainda que há um contrato vigente para lavagem e manutenção das ambulâncias do Hospital Geral de Roraima (HGR) e a prestação destes serviços também está mantida, fazendo com que a unidade disponha de viaturas em condições de serem utilizadas para o transporte de pacientes. (R.G)