Cultura

Sinfônica apresenta acervo de Mozart e Nunes Garcia

Concerto terá participação de coro e solistas convidados

A Coordenação de Cultura (CCult) e o curso de Música da UFRR realizam no dia 31 de maio, quarta-feira, às 20h30, no auditório do bloco do Música, um concerto com a Orquestra Sinfônica da instituição.

O evento terá duração de 50 minutos, no qual o público poderá conferir a obra Sinfonia no 27, de Wolfgang Amadeus Mozart, além das peças Abertura em Ré e Te Deum, do compositor brasileiro José Maurício Nunes Garcia.

Segundo o professor Luciano Camargo, maestro da Orquestra, quem for prestigiar o espetáculo terá a oportunidade única de assistir ao repertório do compositor José Maurício Nunes Garcia, que é considerado um dos mais importante do Brasil Colonial.

“A nossa orientação em relação à Orquestra é executar o repertório padrão de Orquestra Sinfônica e Mozart é um dos artistas mais proeminentes da nossa seleção musical. Já o padre José Maurício Nunes tem uma obra pouco conhecida, ele apresenta poucas gravações e execuções. A ideia deste projeto é dar ênfase aos compositores brasileiros”, destacou.

O concerto contará também com a participação do Coro Universitário da UFRR e solistas convidados. Integram o espetáculo a soprano Nathália Lago, a contralto Anez Martins, o barítono Kenny Nascimento e o tenor Gustavo Benetti.

O evento será gratuito, mas a quantidade de vagas é limitada para 75 pessoas. Para saber outras informações sobre a apresentação, basta entrar em contato pelo telefone 3224 – 3990.

O próximo concerto da Orquestra Sinfônica da UFRR está marcado para o dia 01 de julho, às 18h, na Igreja Cathedral. 

Wolfgang Amadeus Mozart: O compositor nasceu em 1756, em Salzburgo, na Áustria. Filho do compositor, cantor, ator e violinista Leopold Mozart, Amadeus destacou-se pelo seu talento precoce, que o levou a ser apontado como o maior prodígio da literatura musical. Começou a tocar cravo aos 4 anos. Aos 5 já tocava e compunha minuetos.

Aos 15 já havia criado mais de cem obras importantes. Ao mudar-se para Viena, dedicou-se à ópera, produzindo obras que marcaram a história da música, como por exemplo, “As Bodas de Fígaro” (1786) e “A Flauta Mágica” (1791). Morreu aos 35 anos deixando inacabada a obra “Réquiem”.

José Maurício Nunes Garcia: Nasceu em 1767, no Rio de Janeiro. Filho de mestiços, um alfaiate e uma filha de escravos, o padre José Maurício Nunes Garcia é considerado um dos maiores compositores brasileiros de música erudita. Autodidata, ele começou a tocar diversos instrumentos, enxergando no sacerdócio uma oportunidade de estudar música. Estima-se que ele tenha composto 400 peças.

Luciano Camargo: É Bacharel em Música com habilitação em Regência pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutor em Música pela mesma instituição.

Atua como regente de orquestra e coral, com ênfase no repertório vocal-sinfônico. Foi diretor de música sacra do Kantorei St. Peter und Paul (Freiburg im Breisgau – Alemanha) e diretor artístico da Orquestra Acadêmica de São Paulo e do Coral da Cidade de São Paulo. É professor do curso de Música na UFRR.