Cotidiano

Sistema de alerta por SMS já está disponível para Roraima

Criado em janeiro de 2017, o sistema de alerta de riscos de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra já está disponível para os moradores do estado de Roraima. O sistema manda mensagens de texto (SMS) de alerta para os celulares em caso de iminência de desastres naturais. O envio das mensagens ficará a cargo do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) com o monitoramento da Defesa Civil local.

Para participar, o usuário de celular precisa se cadastrar para ser informado sobre tempestades, vendavais, alagamento, risco de deslizamento e outros fenômenos meteorológicos, bastando enviar uma mensagem para o número 40199 com o número do CEP de sua residência, em seguida será encaminhada uma mensagem informando que o cadastro foi realizado com sucesso, e o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil. Para cancelar a assinatura, basta o usuário enviar a mensagem SAIR anexando novamente o número do CEP, para o mesmo número.

“Naturalmente, estaremos também encaminhando as mensagens de maneira gradual para os celulares. Se as pessoas quiserem se antecipar, podem enviar o número do CEP para o 40199 a partir desta semana e já começar a receber informações da Defesa Civil”, explicou o secretário nacional substituto de Proteção e Defesa Civil, Élcio Barbosa.

É essencial, segundo ele, a participação da população junto à Defesa Civil local, para ter conhecimento sobre as medidas que devem ser adotadas diante do recebimento de um alerta dessa natureza.

Em nota, a assessoria de comunicação do Ministério da Integração Nacional informou que o serviço abrange todo o estado de Roraima e conta com as informações das defesas civis estaduais, que estão diariamente em contato com a área técnica da Defesa Civil Nacional.

O sistema foi desenvolvido em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel. O serviço, que não tem nenhum custo para o cidadão, é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e empresas de telefonia móvel.

O coordenador da Divisão de Prevenção, Preparação e Mitigação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil em Roraima – CEPDC/RR, tenente Emerson Gouveia Lima, destacou que está aguardando o comunicado do Ministério da Integração detalhando como será feita esta interligação das informações repassadas pela Defesa Civil Estadual, mas adiantou que já conhecia o funcionamento do sistema ao participar de um treinamento realizado no ano passado em Santa Catarina sobre a fase experimental do projeto.

“Na ocasião, foram sendo implantados nos estados das Regiões Sul e Sudeste de forma gradual. A informação que nos foi repassada neste treinamento é que Roraima e os demais estados da Região Norte passariam a fazer parte do sistema somente no mês de março. Mas foi antecipado, e todo cidadão já tem acesso ao cadastro. Esse alerta é importante para o Estado de Roraima, principalmente na época do inverno, onde essas informações são monitoradas via satélite e por radares, em seguida são repassadas à população”, detalhou.

Emerson comentou que a Defesa Civil de Roraima já recebia estes alertas por e-mail, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, e imediatamente encaminhava às Defesas Civis nos municípios, para as devidas providências a serem adotadas para garantir a segurança da população, principalmente nas ações mais emergenciais.

FUNCIONALIDADE – O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007 e, atualmente, também funciona em mais de 20 países. No Brasil, o projeto-piloto foi ativado inicialmente em 20 municípios de Santa Catarina, onde moram cerca de 500 mil habitantes. Depois outras cinco cidades do Paraná, com cerca de 100 mil moradores, passaram também a contar com o serviço. Essas cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles, ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo. (R.G)