Cotidiano

Site da Suframa apresenta falhas e prejudica empresários

Em decorrência, empresários não conseguem efetivar compras de produtos Pólo Industrial de Manaus

Falhas no site da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) impossibilita empresários de Boa Vista para realizar deferimento de cadastro e efetivação de compras de produtos do Pólo Industrial de Manaus.

Segundo empresários, o problema vem acorrendo há mais de duas semanas, sendo que hoje a situação ainda se repete.

“Nós precisamos fazer um cadastro com todos os dados da empresa pra gerar uma GRU para pagá-la e depois fazer o deferimento só que está acontecendo do protocolo ser cancelado e então temos que gerar outro e pagar novamente”, disse um empresário que optou por não se identificar.

Outros empresários que conseguem o deferimento enfrentam dificuldades para efetivação de compras. “Há mais de duas semanas que eu tento acessar e confirmar o PIN com uma senha e usuário que recebo no e-mail, mas sempre da erro”, disse uma empresária. “No próprio site eu tenho como tirar essa senha só que a opção não funciona, eu digito o CNPJ pra uma nova senha, mas também não da certo”, acrescentou.

Quando tentam uma solução na unidade da Suframa em Boa Vista, os empresários são orientados a entrar em contato com a sede em Manaus, no entanto, sem êxito. “Eu já entrei em contato várias vezes, já encaminhei e-mails relatando todos os problemas, mas eles não respondem. Enquanto isso nós não conseguimos comprar (efetivar) nada da Zona Franca porque o site de confirmação do PIN não funciona”, lamentou a empresária.

Além disso, os empresários perdem a isenção de impostos por conta dos problemas do sistema. “Também estamos sem mercadoria nas lojas. Outra preocupação é que sem o cadastramento de novas empresas e sem a renovação do PIN das antigas e a falta do benefício fiscal impacta no preço das mercadorias”, explicou

Outro Lado – Por meio de nota, a Suframa informou que os sistemas passaram por uma instabilidade, em especial no início da passado semana, que levaram alguns procedimentos realizados pelos usuários no site da autarquia a não serem concluídos de forma satisfatória. “Estas questões foram identificadas pelos técnicos da SUFRAMA que trabalharam em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – responsável pelos sistemas informatizados – para minimizar os impactos a todos que demandaram os serviços da autarquia. Alguns casos, pontualmente, ainda estão sendo resolvidos”, esclareceu em nota.