Cotidiano

Sitram defende realização de concurso para professores e assistentes de aluno

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram), Sueli Cardozo, disse ontem que entende os motivos da Prefeitura em optar pela realização de processo seletivo para contratar professores e assistentes de aluno, mas ela defende o concurso público como solução para resolver a carência do setor educacional do município.

“Como sindicato, a gente até entende que o seletivo deve ser chamado quando há uma necessidade pequena e que na maioria das situações um certame demanda muitos gastos. Porém, nesse caso em específico, o Sitram defende a realização de concurso público. E eu acredito que, conforme foi conversado em reunião com a titular da Smec [Secretaria Municipal de Educação e Cultura], que ela realize o concurso para o ano que vem”, afirmou a sindicalista

De acordo com a justificativa da Prefeitura, o projeto foi elaborado devido ao aumento na demanda de alunos na rede municipal de ensino, que atualmente possui 37.854 matriculados, um acréscimo de 1.700 novas vagas, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Na última reunião do sindicato com a secretária municipal de Educação, Keila Barros, a entidade já havia manifestado preocupação em relação à questão, já que, segundo Sueli, o quadro de profissionais da área vem apresentando diminuição, devido à migração de professores do município para o Estado.

“Na reunião, colocamos a nossa preocupação em relação à realização de concurso, porque já visualizávamos um grande fluxo de professores pedindo exoneração da Prefeitura por conta do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração [PCCR] dos profissionais da educação estadual, que abriu possibilidade de um contrato exclusivo com o Governo do Estado, até pelo aspecto de que lá o valor salarial é bastante atrativo”, salientou.

A sindicalista reforçou que a entidade irá acompanhar o desenrolar dos processos envolvendo o seletivo, mas que, pelas conversações que teve com o Executivo municipal, acredita que um concurso público para o setor deverá ser realizado no ano que vem.

“Enquanto sindicato, a gente deseja que essas contratações ocorram até o final do ano e que venha o concurso público para iniciar o ano letivo com professores concursados, com professores, assistentes de alunos e cuidadores de alunos, que é atualmente a função que requer maior atenção atualmente”, complementou.

PROJETO – Aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) por 17 votos, o Projeto de Lei 21/2017 prevê a contratação, por meio de processo seletivo de 550 professores da Educação Básica, nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), 100 professores para a área de Educação Física e 85 Assistentes de Aluno.

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, após a sanção da prefeita, o edital deverá passar por apreciação da Procuradoria-Geral do Município e posteriormente segue para publicação. O objetivo é que tudo transcorra no menor tempo possível. A intenção é de que os profissionais aprovados iniciem sua atuação ainda este ano.