Cotidiano

Solicitação de benefício deverá ser feita por telefone ou pela internet

Medida vale a partir da segunda-feira, 21, para pedidos de aposentadoria por idade e tempo de contribuição e salário maternidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alterou a forma de atendimento dos beneficiados, priorizando os serviços via telefone ou internet. As alterações passam a valer em todas as agências do país a partir desta segunda-feira, 21.

A primeira mudança é relacionada aos benefícios de salário maternidade e de aposentadoria por idade e tempo de contribuição. Encerra-se o formato convencional em que era necessário agendar uma ida até a agência do INSS para solicitar o incentivo. Agora basta o segurado solicitar o serviço pelo computador ou celular no site do INSS, no endereço www.inss.gov.br, através da Central de Serviços “Meu INSS” ou pela Central de Atendimento do telefone 135.

Com a solicitação, o sistema do INSS irá gerar atualização dos dados para saber se o segurado tem direito em receber o benefício, buscando informações de períodos de trabalho e até de certidões de nascimento registradas em cartório.

Caso os dados estejam corretos, o benefício é repassado automaticamente. “Se tiver tudo certo, automaticamente a pessoa já vai estar aposentada naquele momento ou ter o seu salário maternidade”, explicou a gerente executiva do INSS Roraima, Leyde Andrade.

No caso de alguma irregularidade como a falta de alguma declaração, a solicitação ficará pendente e o INSS irá solicitar contato por e-mail, telefone e endereço para informar a documentação faltante. “Nós vamos entrar em contato e informar dessa exigência, ou seja, do documento que é necessário para concluir o processo”, completou Leyde.

INSS aumenta número de serviços agendáveis

O Serviço de Seguro Social ampliou o leque de serviços agendáveis, com as mudanças passando a valer a partir da próxima quinta-feira, 24. Antes, somente os de aposentadoria, pensão e auxílio reclusão poderiam ser previamente solicitados e os outros, do tipo espontâneo, não eram agendados.
Agora, o segurado também agenda o serviço através da ferramenta “Meu INSS” ou pela Central 135, precisando se dirigir até a agência somente no dia marcado, gerando uma redução no tempo de atendimento.

Além das demandas já executadas, o beneficiado passa a agendar a atualização de dados do Imposto de Renda relacionada à declaração de saída definitiva do país, a retificação da declaração do imposto de renda (DIRF) e a atualização de dependentes. Também estará disponível a atualização de dados cadastrais do beneficiário, alteração do meio de pagamento, cadastro de declaração de cárcere, transferência de benefício para outra agência, desistência de aposentadoria, cadastro ou renovação de procuração e de representante legal.

Também poderão ser agendados os serviços de reativação de benefício, renúncia da cota de pensão por morte ou auxílio-reclusão, solicitação do valor não recebido até a data do óbito do beneficiário, cadastro ou atualização de dependentes para salário família, suspensão e reativação de benefício assistencial às pessoas com deficiência para inclusão no mercado de trabalho, solicitação de pagamento de benefício não recebido, desbloqueio do benefício para empréstimo, emissão de certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS e emissão de certidão de inexistência de dependentes habilitados à pensão por morte.

Mudança visa redução de tempo de espera

As modificações nos formatos de serviço, de ordem nacional, foram pensadas para beneficiar tanto os servidores do INSS, quanto a população que buscava informações sobre os seguros. Leyde afirma que é de conhecimento da população a redução do quadro de servidores e o aumento da curiosidade e dúvidas dos trabalhadores frente à reforma da previdência.

De acordo com Maicon Ribeiro, chefe da Seção de Atendimento da Agência Boa Vista, houve um crescimento considerável de procura nos últimos anos. “Nós temos agências em Alto Alegre, Rorainópolis, Caracaraí e Boa Vista. O maior movimento é em Boa Vista, por conta do número populacional. A média é de mais de 500 atendimentos por dia, só em Boa Vista. No interior, a demanda é bem menor. Com o agendamento, vai se tornar até melhor para atender o cidadão”, afirma.

A gerente afirma ainda que a mudança vai facilitar para quem mora distante das agências. “Antes o segurado vinha até o INSS, pegava uma senha e ficava esperando. Às vezes, por falta de servidor, até que demorava um pouco mais do que o necessário. Esperava mais de 30 minutos e a agência ficava lotada por que não era agendado. Tem muitos serviços que podem ser feitos de casa, de uma lan house ou de aplicativos. Ajuda bastante aqueles que moram no interior e se dirigem até Boa Vista, às vezes não conseguem resolver, voltam e gastam muito”, completou Leyde.

PRÓXIMOS PASSOS – A gerente garante que, durante essa semana, o INSS Roraima vai divulgar as mudanças aos beneficiados por meio dos meios de comunicação, encaminhando ofícios para as entidades de classe e órgãos públicos, dando suporte nas agências de Boa Vista e do interior, informando sobre esse processo aos servidores.

Por fim, Leyde ressaltou que, mesmo com os atendimentos disponíveis, a equipe estará acessível para atendimento neste período inicial. “Até que toda a comunidade tome conhecimento desses serviços, a gente vai continuar orientando da melhor forma”, pontuou. (P.C)

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