Cultura

Sonhos e metas devem prevalecer

Para alguns, estes sonhos viram frustração e angústia devido a procrastinação. Criar hábitos e disciplina auxilia a realização de sonhos e metas.

Alguns procuram ajuda de profissionais, mas aqui vamos deixar algumas dicas que ajudam e muito essa mudança tão esperada.

A auto-observação, identificar estar se auto sabotando é uns dos primeiros passos, pontuar os pontos que necessita melhoria, ajuda a atingir os principais objetivos.

Segue algumas sugestões para seu planejamento ser eficaz:

Observe os resultados e aprendizados

Fazer uma análise diariamente sobre o que aprendeu anteriormente, ressaltar os pontos positivos e negativos, analisar o que deve melhorar, ajuda a ter uma visão clara e objetiva do processo para realização dessas metas.

Planeje e execute

Suas metas devem estar por escrita e visível, seja em uma planilha, agenda ou caderno, o importante é que estejam registradas. Fazer o caderno dos sonhos, colocar fotos, imagens, palavras ajudam o cérebro a registrar esses sonhos no inconsciente.

As metas devem ser definidas de acordo com sua realidade e conforme seu domínio e esforço, não há resultados sem trabalho e disciplina. Lembre-se:

A satisfação em concluir metas é maior que a de planejá-las!

Reconhecer os pontos de melhoria

Reconhecer suas falhas e observar o que mudar e como mudar irá auxiliar para atingir seu objetivo. Pontue uma por uma, observe o que será mudado com relação a isso. Não se sabote! Revise e recomece.

Sempre que precisar revise suas metas e se precisar recomece, seja claro e objetivo, sempre com foco e disciplina.

Celebre

Toda vez que atingir o objetivo almejado, celebre de alguma forma. Se parabenize, use a abuse da sua criatividade para comemorar este momento só seu.

Ser persistente, ter foco e disciplina, são primordiais para obter os resultados tão esperados.

Quando houver necessidade, recomece, mas não desista de seus objetivos, são eles que te levarão ao sucesso. Saber onde está e onde vai chegar é um ponto principal, mas, não se cobre, viva cada momento dia após dia, só assim poderá atingir seus reais objetivos.

Recomeçar – Por Roberta D’albuquerque

Roberta D’Albuquerque é psicanalista, e escreve sobre infância e comportamento

De todos os comandos do editor de textos que uso diariamente, não há nenhum que me pareça mais psicanalítico do que o ‘salvar como’. Usá-lo é para mim, assumir o valor de nossas versões anteriores, assumir que as grandes mudanças se dão por acúmulo de experiência. 

Ainda que se abra um novo arquivo, um recomeço está sempre ligado a um caminho já percorrido, e só pode fazer diferente quem já fez de alguma maneira. Na vida real não existe Ctrl Z, é impossível desfazer, apagar, e isso é boa notícia, juro. Repensar o que foi feito, redesenhar o significado do que não se deleta, sim são chaves para andar para frente. 

Para quem por algum motivo, acredita que não vale a pena ‘salvar como’ uma carreira, um casamento, uma escolha pouco acertada, proponho um ‘salvar-se como’. 

Pensar-se em uma versão 2.0 que leve em conta os rumos tomados anteriormente. O convite é que se crie uma escuta generosa para a própria trajetória e que se encontre espaço para os aprendizados que a versão beta produziu.  Vale copiar e colar o que fizer sentido, inserir notas de rodapé, formatar, corrigir e ‘salvar como’ quantas vezes forem necessárias.