Cotidiano

Substituição de títulos eleitorais em Boa Vista continua neste fim semana

Locais de votação não serão alterados

A Justiça Eleitoral roraimense já começou a substituição dos títulos de eleitores que moram na zona oeste de Boa Vista.

Em virtude do rezoneamento, 11 bairros, abrangendo 34 locais de votação e 194 seções, passaram da 5ª para a 1ª Zona Eleitoral (ZE), com a consequente alteração na numeração das zonas e seções. Até o dia 10 de dezembro de 2017, 59.883 eleitores da Capital devem receber o novo documento nos locais onde votam, sempre nos finais de semana.

De acordo com o calendário elaborado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), no dia 18 de novembro, sábado, os eleitores que votam nas escolas Professora Maria das Neves Rezende (Bairro Asa Branca) e Olavo Brasil (Bairro Jóquei Clube), devem comparecer aos seus respectivos locais de votação, das 9 às 18 horas, para pegar o novo título. No domingo, 19, as equipes da Justiça Eleitoral estarão nas escolas Major Alcides Rodrigues dos Santos (Bairro Asa Branca) e Jesus Nazareno de Souza Cruz (Bairro Caranã), no mesmo horário.

Conforme explicou o secretário de tecnologia da informação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, o eleitor deverá comparecer ao seu local de votação para pegar o novo documento, munido de identidade e do título antigo, se tiver. “Nas eleições de 2018 o eleitor votará no mesmo local que votava anteriormente. As zonas eleitorais da Capital passaram apenas por uma readequação no quantitativo de eleitores para atender à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, destacou Fonseca.

Segundo ele, o rezoneamento tem o objetivo de aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais, que nas capitais terão no mínimo 100 mil e no máximo 200 mil eleitores. Nas zonas do interior esse número é de no mínimo 10.000 eleitores, com base em critérios de razoabilidade e proporcionalidade, conforme determinação do TSE.