Cotidiano

Sucateamento de motos e viaturas é denunciado

Conforme a denúncia, alguns carros que se envolveram em acidentes estão parados em oficinas e outros sequer recebem revisão

Enquanto aguardam a aquisição de novas viaturas, fontes da Polícia Militar denunciaram para a Folha que os atuais veículos do Giro (Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva), utilizados pela Polícia Militar para fazer a segurança da população, estão em condições longe de ser as idealizadas.

Conforme os denunciantes, alguns carros que se envolveram em acidentes estão parados em oficinas e outros sequer recebem revisão.

Conforme um dos policiais, que preferiu não se identificar, diariamente, são duas a três equipes de giro na cidade, cada equipe utiliza três motos e quatro policiais. 

“Não tem viatura do giro para apoio, a única viatura que tem está constantemente com problemas, pois é  uma viatura muito antiga com mais de dez anos de uso. Tem aproximadamente onze motos que ainda são usadas para o serviço, porém destas, apresentam várias necessidades” relatou.

O denunciante ainda informou a falta de pneus originais, para maior segurança e estabilidade na pilotagem. Segundo ele, os pneus atualmente são paralelos. 

“Tem a falta de sinal sonoro, sirenes e buzinas, várias motos saem para o serviço sem sirene, até sem buzina arriscando a vida do policial. Estamos sem utilizar um  sinal luminoso, conhecida como giroflex” contou.

Segundo ele, há ainda a  falta de pastilhas de freio, kit de transmissão originais, para maior segurança e durabilidade e falta de rádio comunicador em bom estado, para todos os componentes das equipes, atualmente não tem rádio comunicador p todos os componentes das equipes. 

“E para melhorar o serviço prestado à sociedade seria necessário aumentar o efetivo de pilotos e aquisição de pelo menos vinte novas moto.  Assim o grupamento de intervenção rápido e ostensivo, (GIRO) estaria melhor preparado para dá uma resposta a criminalidade que vem acontecendo” informou.

Outro lado – A Secom (Secretaria Estadual de Comunicação Social) informou que todas as motocicletas do GIRO (Grupamento de Intervenções Rápidas Ostensivas) estão em condições de uso.

Segundo a nota enviada, a PMRR (Polícia Militar de Roraima) dispõe de 2 a 3 equipes do GIRO de serviço na Capital, compostas por três motocicletas e quatro policiais por equipe.

“De acordo com a doutrina de atuação policial, o quarto policial é a segurança de perímetro da equipe, sendo conduzido na garupa de uma das motocicletas. Informamos ainda que há uma viatura de apoio para operação no caso de chamadas que impossibilite a execução do serviço prestado com motocicletas” informou.