Política

Suely Campos é batizada com nome Macuxi

Kaikusi Sokoropan é o nome de Suely Campos, que em Macuxi significa Onça Valente

A mesa de autoridades foi formada. O tuxaua da Comunidade Nova Esperança, João Wapixana agradeceu a presença, destacou necessidades e fez reivindicações. Ao lado dele, Suely Campos (PP), governadora do Estado, ouvia e anotava.

Ela foi a próxima a falar. Salientou ações que levaram melhorias para comunidades indígenas da região, e colocou o secretariado a disposição para analisar os pedidos deixados ali. Ambos foram aplaudidos e ouvidos com atenção.

O que veio em seguida foi uma cerimônia que mostrou a cultura e a tradição dos índios Macuxi. Sentada, no centro do malocão, Suely teve o rosto pintado pelo tuxaua João Wapixana. Os traços avermelhados, lembrando raios do sol, ponteados de preto, simbolizam a fertilidade da mulher.

Depois foi a vez da defumação com o Maruai. A seiva da planta de mesmo nome é acesa dentro de uma vasilha. A fumaça preenche todo o ambiente, expulsando os maus espíritos e dando boas vindas à nova integrante da comunidade: Kaikusi Sokoropan. Esse é o nome de Suely Campos, que em Macuxi significa Onça Valente. Mas o significado vai além disso.

“É a mãe protetora, valente, que cuida dos filhos. É assim que vemos a pessoa da governadora, com o cuidado que ela tem por toda a população, principalmente pelos indígenas”, pontuou João Wapixana.

Mais aplausos ao fim da cerimônia, marcada pela emoção. “Fiquei muito feliz e emocionada. Em uma palavra é possível definir os povos indígenas e a cultura deles: sabedoria. Eles sabem viver em harmonia com o meio ambiente, sabem valorizar a natureza ao redor deles. Receber esse nome me deixou muito honrada, e também com a responsabilidade de continuar o trabalho no Governo, representando essa imagem de mãe protetora, de Onça Valente”, disse Suely.