Cotidiano

Suely Campos vai ao Acre para debater narcotráfico com Temer e governadores

Presidentes do Senado, Câmara dos Deputados, do STF e procuradora-geral da República também devem participar

O presidente da República, Michel Temer, a governadora de Roraima, Suely Campos, e governadores de 15 estados brasileiros já confirmaram presença no Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, uma Emergência Nacional, que será realizado no dia 27 deste mês, em Rio Branco (AC).

“O controle das fronteiras é essencial para Roraima. Precisamos combater de forma efetiva o tráfico de drogas. A união com outros governadores e outros estados vai colaborar para esse combate. Vamos atuar de forma conjunta para reduzir a fragilidade das nossas fronteiras”, disse Suely Campos à Folha.

A participação de Temer foi confirmada em audiência no último dia 10, em Brasília, quando o governador do Acre, Tião Viana (PT), se reuniu com o presidente para acertar detalhes do evento. Devem participar também do evento os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Os governadores de 16 Estados que já confirmaram a participação no encontro são: Marconi Perillo (GO), Suely Campos (RR), Confúcio Moura (RO), Pedro Taques (MT), Wellington Dias (PI), Robinson Faria (RN), Luiz Fernando Pezão (RJ), Camilo Santana (CE), Waldez Góes (AP), Fernando Pimentel (MG), Simão Jatene (PA), Jakson Barreto (SE), Amazonino Mendes (AM), Marcelo Miranda (TO), Paulo Câmara (PE) e Rui Costa (BA).

O encontro foi proposto pelo governador do Acre. Em reuniões ocorridas este ano do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Tião Viana manifestou sua preocupação com a relação entre a fragilidade da segurança nas faixas de fronteiras, o narcotráfico e o aumento da criminalidade no país. “A passagem de drogas e armas pela fronteira do nosso país é a crise da violência nos grandes estados”, afirmou o governador, quando esteve em Brasília para audiência com o presidente Michel Temer.

A expectativa é que a partir do encontro no Acre seja criada uma agenda nacional para enfrentar o problema. Nesse sentido, uma das propostas que será debatida durante o evento é a criação de um sistema nacional de segurança pública – instrumento que pode unir a atuação e os serviços de inteligência das polícias estaduais e federal.