Política

Suely aumenta base aliada e ganha fôlego na Assembleia Legislativa

Com adesão de quatro deputados, governadora agora tem uma base aliada maior na ALE, que com a proximidade das eleições será fundamental

Depois de mais de dois anos de atritos com a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), a governadora Suely Campos (PP) conquistou aliados na Casa legislativa e expandiu a base de apoio. Quatro deputados do chamado grupo independente anunciaram sua ida para o grupo governista em coletiva à imprensa, na manhã de segunda-feira, 04, no Palácio Senador Hélio Campos.

Eles também sinalizaram que o apoio não se restringe à ALE e prometeram engajamento na candidatura à reeleição da governadora. Os novos integrantes da base aliada são Jânio Xingu (PSL), Coronel Chagas (PRTB), Joaquim Ruiz (Podemos) e Odilon (PEN), que agora engrossam as fileiras governistas onde já estavam oito deputados que formavam a base de sustentação do governo do Estado: Brito Bezerra (PP), escolhido pela governadora como o líder do governo, Mecias de Jesus (PRB), Flamarion Portela, Evangelista Siqueira (PT), Soldado Sampaio (PC do B), Aurelina Medeiros (PTN), Gabriel Picanço (PRB) e Ângela Águida (PSC).

Na oposição, o antigo G16, que se denomina como independente, ficou com Marcelo Cabral (PMDB), George Melo (PSDC), Izaias Maia (PTDB), Lenir Rodrigues (PPS), Valdenir da Acta (PV), Zé Galeto (PRP), Jorge Everton (PMDB) e Masamy Eda (PMDB), Naldo da Loteria (PSB) Chico Mozart (PRP) , Dhiego Coelho (PSC) e o presidente da Casa, Jalser Renier (SD), que só vota em caso de empate.

A ampliação da base ocorre em um momento importante para o governo Suely, com a proximidade da eleição de 2018 e a votação de projetos importantes na Casa. O líder do governo na Assembleia, Brito Bezerra, comemorou as adesões. “Isso é de suma importância para nós termos companheiros para ajudar a desenvolver o trabalho feito pelo governo Suely Campos. Confesso que fiquei muito satisfeito”, afirmou.

Para o governo isso implica em uma base governista mais forte, passando a ter 12 deputados na ALE. “Precisamos de convergência política para haver governabilidade. Agora, que temos maioria, vamos aprovar os projetos do nosso governo em prol da sociedade. Vamos avançar e nos fortalecer ainda mais”, disse Suely Campos. “Esse é um novo momento no governo. Estamos recebendo apoio de quatro importantes deputados, que têm grande experiência política e isso vai garantir a governabilidade. Vamos trabalhar juntos para continuar crescendo, gerando emprego”, enfatizou a governadora.

Deputados justificam adesões ao governo

O deputado Coronel Chagas disse que passou para a base aliada ao observar o compromisso do governo do Estado em dar continuidade aos projetos a exemplo do Colégio Militar, de autoria dele, que está se estendendo às outras escolas da Capital, além da previsão de aumento de efetivo da Polícia Militar.

Segundo ele, a governadora enviou um pacote de leis para a Assembleia Legislativa, ao qual ele foi o relator. “Eu já estava sendo relator dos projetos do governo e, por essa razão, passei a compor a base governista, por entender que os nossos projetos estão sendo defendidos pela atual gestão de governo. Então, não havia a necessidade de se manter no bloco de oposição ao governo Suely Campos”, justificou.

O deputado Odilon, que já foi prefeito do município de Caracaraí, lembrou das dificuldades que um prefeito do interior sente ao gerir o município. Hoje, segundo ele, com a adesão de deputados e prefeitos, a governadora Suely Campos terá maior estabilidade na Assembleia Legislativa.  “Fizemos uma composição com a governadora Suely Campos e isso vai dar tranquilidade para aprovação de projetos. Significa avanço e, ao final de tudo isso, quem ganha é o povo”, enfatizou ao especular a possibilidade de novas adesões de parlamentares.

O deputado Jânio Xingu iniciou a fala com a declaração de que “é um homem de posição”. “Não fico em cima do muro. Errando ou acertando, tenho posição. A covardia é cega e anula qualquer tipo de decisão”, comentou ao complementar que a decisão para compor a base governista foi bem pensada e apoiada pelo grupo político ao qual pertence, a exemplo do município do Cantá, cuja prefeitura é ocupada pelo irmão dele, Carlos Barbudo, além de líderes sindicais presentes na cerimônia.

“Tomamos uma decisão política de acompanhar a governadora Suely. Agora vamos ajudar a governadora a implementar projetos que possam desenvolver o estado de Roraima ainda mais. Vamos dar esse apoio para que ela possa ter tranquilidade para governar, promovendo melhorias na saúde, educação e outras pastas. Há momento de divergir e momento de convergir. E esse momento é de convergir. Sou um homem de uma palavra só e aqui estou, juntamente com meus colegas, e vamos trabalhar para que esse governo seja o melhor”, destacou.

O deputado Joaquim Ruiz não esteve presente à solenidade, mas gravou um vídeo falando de sua adesão em prol da educação. “Temos agora o mesmo projeto político. Estamos juntos”, disse.
 
Vereadores e prefeitos também declaram apoio ao grupo governista

Além da adesão de quatro deputados estaduais, 35 vereadores do interior e da Capital, bem como três prefeitos do interior também passaram a compor o quadro de apoio à governadora Suely Campos. Todos são de partidos ou aliados aos parlamentares que viraram governistas.

O prefeito Carlos Barbudo, do Cantá, afirmou ter certeza de ter escolhido o caminho certo ao integrar a nova composição política. “O povo não aguenta mais estrada arrebentada e ponte quebrada. Eu escolhi o caminho certo, pois estaremos todos em parceria. Eu estou aqui falando em nome do povo do Cantá que a governadora a partir de agora vai ser a madrinha do Cantá”, disse.

O prefeito de Bonfim, Joner Chagas, que é irmão do deputado Coronel Chagas, afirmou que o PRTB é um grupo unido e que a base do Bonfim vai apoiar o governo. “A governadora em momento algum deixou de ajudar o nosso município e agora vamos retribuir esta ajuda”, afirmou.

O prefeito de Carobe, Argilson Martins, alegou que, mesmo não compondo a base governista, a governadora Suely Campos não deixou de apoiar o município com ações e investimentos que melhoram a qualidade de vida da população, como recuperação de estradas e vicinais. “O governo do Estado sempre buscou entendimento com Caroebe. Sempre fomos atendidos em nossas demandas. Agora, estamos caminhando juntos pelo desenvolvimento do Estado”, frisou.