Cotidiano

Superlotação dificulta atendimento para emissão da carteira de identidade

Cinco horas. Esse é o período médio em que as pessoas ficam na fila para solicitar a emissão da carteira de identidade no Instituto de Identificação Odílio Cruz, no bairro Liberdade. De acordo com a direção do órgão, a grande demanda está causando as longas filas.

Para conseguir o atendimento, muitas pessoas formam filas ainda na madrugada para pegar as senhas de atendimento. “Cheguei aqui às 5 horas. Já são 10 horas e continuo na fila. Tenho que retirar a segunda via da minha identidade porque preciso registrar o meu filho, que está para nascer. Além disso, necessito do documento para começar a trabalhar”, disse Édson Gusmão.

Para a estudante Jeiny Souza, o atendimento no local também é demorado. “Temos que chegar cedo, enfrentar uma fila sem organização e que poucos respeitam para poder ter informação. Depois tem outras filas e o jeito é esperar. Quero resolver meu problema. Preciso da minha identidade o mais rápido possível”, afirmou Jeiny.

Quem também questiona a demora no atendimento no Instituto de Identificação é a professora Simone Sales. “Passei mais de cinco horas para conseguir concluir o meu atendimento e retirar a segunda via da identidade”, relatou.

Segundo o diretor do Instituto, Amadeu Rocha, a superlotação é causada pela grande demanda das pessoas pelo serviço. Ele afirmou que os servidores começam o atendimento às 7h30 para conseguir suprir a demanda.

Amadeu Rocha lembrou que foi feita uma manutenção corretiva no prédio para proporcionar melhor infraestrutura às pessoas em atendimento. Antes apenas um banheiro estava em funcionamento. Com a reforma, foram disponibilizados sete banheiros. “Em 2015, o processo para tirar a identidade durava em média três meses. Atualmente dura apenas dez dias úteis, o que significa um avanço na prestação do serviço. Fizemos toda uma reestruturação no prédio e ainda queremos melhorar mais para oferecer qualidade no atendimento”, explicou.

Quem precisa emitir a carteira de identidade pode procurar outros locais, além do Instituto de Identificação: na Casa do Cidadão, localizada na Rua Izidio Galdino, 2469, bairro Senador Hélio Campos, em Boa Vista; e no Hospital de São Luiz, em uma sala cedida à Polícia Civil no município do sul do Estado. “Ampliamos a rede de atendimento com mais um posto na capital e outro no interior do estado para diminuir a demanda aqui no instituto e o tempo de espera ser menor consequentemente, tudo visando o bem-estar e satisfação do cidadão”, disse. (E.S)