Polícia

Suspeito reage à abordagem e é alvejado por policiais

Devido à alta incidência de crimes de roubo a pedestres, residências, motociclistas e pontos comerciais, a guarnição do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) iniciou um patrulhamento tático na noite da quarta-feira, dia 2, a fim de impedir as ações criminosas no bairro Asa Branca, zona Oeste da Capital. Enquanto transitava em motopatrulhamento pela Rua Armando Nogueira, a equipe avistou um veículo modelo Chevrolet/Celta, cor verde, e decidiu fazer a abordagem, ocasião em que três elementos foram presos, um deles armado, tentou reagir e acabou alvejado.

Quando o sistema giroflex foi acionado, emitindo sinais luminosos e sonoros, o condutor do veículo iniciou fuga em alta velocidade, mas ao perceber que se tratava de uma abordagem policial o motorista parou o automóvel no cruzamento das ruas Raimundo Penaforte e Temistóteles Henrique Tribueiro (Antiga C-5) e tanto ele quanto o indivíduo que estava no banco do passageiro saíram do veículo e deitaram no chão.

O comparsa, que estava no banco detrás, resistiu em sair do carro e, assim que a equipe se aproximou dos indivíduos que já estavam rendidos, o elemento sacou uma pistola, calibre 9mm [milímetros] e apontou em direção aos policiais, na eminência de atirar. Para evitar qualquer ameaça, a guarnição atirou contra o elemento e acertou a canela dele, perto do tornozelo esquerdo. Ele foi detido e a arma apreendida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e, após os primeiros socorros, o elemento foi removido ao Pronto Socorro Francisco Elesbão para receber atendimento médico especializado. O local da ocorrência foi isolado e a perícia acionada para realizar os procedimentos técnicos.

Um homem procurou o Giro para relatar que, momentos antes, os três indivíduos estavam na distribuidora em que ele trabalha, exibindo a arma e por isso o proprietário pediu que eles se retirassem do local. A arma apreendida continha duas munições ponto 380 intactas. O grupamento destacou que o armamento é usado restritamente por militares das forças armadas e agentes de segurança pública.

Foram conduzidos para a Central de Flagrantes do 5º DP Israel José dos Santos Almeida, de 20 anos, e Valdecir Alves Rodrigues Junior, de 25 anos. O alvejado, Wagner de Paula Almeida, de 23 anos, permaneceu no Hospital porque precisou passar por uma cirurgia.

Além da pistola, o veículo também foi apreendido e ficará à disposição da Justiça. Os suspeitos foram ouvidos e autuados em flagrante pela autoridade policial. Os flagranteados permaneceram detidos numa das celas da delegacia até a manhã de ontem, dia 3, quando foram apresentados à Justiça em audiência de Custódia. (J.B)