Polícia

Suspeitos de tráfico, assassinatos e liderança de facção criminosa são presos

Suspeitos foram encaminhados para audiência de custódia

Na tentativa de desarticular o tráfico de drogas na região de fronteira, equipes da Polícia Civil prenderam, nessa sexta-feira, 22, em Pacaraima, dez pessoas, dentre elas, o líder de uma facção criminosa da região.

A ação foi articulada pelas equipes da Delegacia de Pacaraima, DPJI (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) e Dopes (Departamento de Operações Policiais Especiais). Quatro soldados e dois cães farejadores do Exército Brasileiro também participaram das ações.

As equipes saíram para cumprir três mandados de prisões temporárias e um mandado de busca e apreensão contra um adolescente.  Ao final da operação, três mandados foram cumpridos com êxito. Um dos procurados foi preso em flagrante, e outras sete pessoas também foram flagranteadas. 

De acordo com a delegada, Simone Arruda, os mandados foram cumpridos em decorrência das investigações relativas ao homicídio ocorrido no dia 15 de junho, quando o corpo de Carlos Henrique Cichy foi encontrado decapitado, próximo à comunidade de Ouro Preto, em Pacaraima.

“Levantamos os nomes de quatro suspeitos envolvidos neste crime. Solicitamos da Justiça estadual mandados de prisão temporária para os adultos e o de apreensão do adolescente. Os demais foram flagranteados no decorrer das diligências”, explicou a delegada titular da delegacia de Pacaraima.

No total, foram encontrados 480 gramas de maconha, mais 22 trouxinhas de pasta base de cocaína e uma trouxinha de maconha, além de materiais para comercialização de entorpecentes, celulares, um machado e um terçado.

Após a conclusão das diligências, na tarde deste sábado, 23, todos os presos foram encaminhados para audiência de custódia.

“Além do nosso aparato estadual, tivemos auxílio da Justiça Estadual, do Ministério Público e do Exército. Juntos, coroamos a sociedade com a prisão desses dez elementos de alta periculosidade”, disse o diretor do DPJI, delegado Márcio Amorim.

ENTENDA O CASO – No início da manhã desta sexta-feira, 22, as equipes chegaram ao local do primeiro mandado de prisão em Pacaraima. Na casa, os agentes encontraram T. C. M. V. N, um dos suspeitos de envolvimento no homicídio. Durante a abordagem, foram encontrados 10 gramas de substância entorpecente, aparentando ser maconha. Para os policiais, Neto disse ser o líder de uma facção criminosa e comandante do tráfico na região.

Junto a T. C. M. V. N, os agentes prenderam em flagrante K. K. F. P. Na residência dele, foram encontrados mais 400 gramas de substância aparentando ser maconha, além de materiais para comercialização da droga, entre eles, balança de precisão e papel para enrolar o entorpecente.  Paulino também se autodeclarou membro de facção criminosa.

Ainda em diligências para cumprir os mandados, as equipes chegaram à casa do suspeito B. T. P.da C., mas não o encontraram lá. Contudo, identificaram que a casa funcionava como uma boca de fumo e cinco venezuelanos foram presos em flagrante por tráfico de drogas, associação ao tráfico e corrupção de menores.

São eles: C. M. G. R., L.M. R., A. Y., J. F. H., J. C. D.R., e  E. D.C. R., que confessaram a venda de drogas na residência.

Com auxílio dos cães farejadores do Exército, os agentes encontraram 22 trouxinhas, aparentando ser pasta base de cocaína, e uma de maconha, enterradas em três locais diversos no quintal da casa.  No interior da residência, também foi encontrado o papel laminado utilizado para enrolar a droga, conforme confessaram os envolvidos.

“De imediato, foi dada voz de prisão e os agentes conduziram os elementos até a delegacia. É importante frisar que C. M. G. R., já foi preso pela Polícia Federal há quatro meses em posse de uma pequena quantidade de entorpecentes e, por isso, foi liberado, pois não foi considerado tráfico de drogas”, disse a delegada de Pacaraima, Simone Arruda.

Ainda na sexta-feira, as equipes foram cumprir o terceiro mandado de busca e apreensão do menor W.S.S. No local, encontraram o irmão do adolescente, L.d. S. R., vulgo Careca, com mandado de prisão temporária por suspeita de envolvimento com o homicídio de Cichy. Também estava no local H. A.

Para o delegado titular do Dopes (Departamento de Operações Policiais Especiais), Alexandre Lima, responsável pela logística da operação, o sucesso da ação só foi possível graças à integração de forças.

“É importante que a população saiba que a Polícia Civil está trabalhando incansavelmente para desarticular essa grande teia que envolve o tráfico de drogas e as facções criminosas no Estado. Por isso, todos os esforços reunidos nessa operação foram de extrema importância para obtermos êxito e, assim, entregarmos para população de bem uma sociedade mais segura”, concluiu.

Publicidade