Cotidiano

Suspensão de vendas pela ANS não afetará beneficiários, dizem operadoras

A Federação das Unimeds da Amazônia (Unimed Fama) e a empresa Geap Saúde informaram que a suspensão da comercialização de planos de saúde não deve prejudicar os beneficiários. As empresas fazem parte do grupo de 14 operadoras que tiveram seus direitos de venda suspensos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na sexta-feira, 2, conforme matéria publicada na edição de ontem, 5.

Segundo a Unimed Fama, houve somente a suspensão da comercialização de dois planos de saúde, após a medida de suspensão divulgada pela ANS e que a medida não causará nenhum impacto aos beneficiários que possuam esses planos. “A suspensão refere-se às novas vendas de planos nos produtos suspensos para os próximos três meses. Assim, destacamos que os clientes que possuem os planos suspensos continuarão com o atendimento garantido”, afirmou.

Sobre a alegação da ANS de que a suspensão ocorreu pelo número de reclamações de beneficiários vinculados aos planos suspensos, a Unimed informou que no período de janeiro a março, foram registradas seis reclamações dos mais de 39 mil beneficiários.

“A Unimed Fama mantém um constante trabalho de melhoria de seus atendimentos, e tranquiliza seus beneficiários que a suspensão não afeta a comercialização de novos planos, sejam eles individuais/familiares ou coletivos, e nem a portabilidade extraordinária de carências em Boa Vista, que se encerrará no próximo dia 12 de junho”, reforçou.

A Unimed Fama também salientou que não há nenhum impedimento da venda de outros produtos de plano de saúde ativos da empresa.

Por sua vez, a Geap Saúde informou que apenas dois planos tiveram a comercialização suspensa, o GEAPSaúde II e GEAPFamília, com exceção de novo cônjuge, filhos do titular e de beneficiários em exercício dos direitos previstos nos artigos 30 e 31 da Lei no 9.656/98. Reforçou que está garantido o atendimento aos beneficiários de todos os planos oferecidos pela operadora e que três planos de saúde da empresa – oGEAPEssencial, GEAPReferência e GEAPClássico– continuamcom a comercialização liberada.

Sobre as reclamações feitas à ANS, a empresa destacou que no último mês do segundo Ciclo de Monitoramento da ANS, nos meses de abril, maio e junho, a Geap já apresentava redução de 30% no número de Notificações de Investigação Preliminar (NIPs), quando comparado ao primeiro ciclo, nos meses de janeiro a março. “A Geap não mede e nem medirá esforços para aprimorar a qualidade da assistência em saúde oferecida. Nosso compromisso é melhorar a classificação em todos os índices de avaliação, analisados pela ANS”, complementou.

ENTENDA O CASO – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 14 operadoras responsáveis por 38 planos de saúde em todo o país a partir desta sexta-feira, 9. Dentre as empresas suspensas, duas atendem a maioria dos funcionários públicos de Roraima: a Unimed Fama e a Geap. Com a medida, as empresas não poderão receber novos clientes até a divulgação do próximo ciclo de monitoramento dos planos, marcado para acontecer em setembro deste ano. (P.C)