Cotidiano

TJ de Roraima tem bom desempenho no cumprimento de meta contra a corrupção

Desde 2009, o Tribunal de Justiça de Roraima bate todos os anos a meta que prevê julgamento de processos sobre corrupção

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) até este mês conseguiu cumprir 58,27% da meta fixada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de julgamento de processos relacionados ao combate à corrupção. Conhecida como Meta 4 de 2016, ela prevê o julgamento de percentuais do estoque de processos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública que tramitam na Justiça estadual.

Segundo informações parciais de Metas Estaduais do TJRR, tramitam nestes ramos de Justiça 152 processos desta natureza, distribuídos entre os anos de 2013 e 2014. Foram julgados para efeitos da meta 4, neste ano, 122 processos de crimes contra administração pública e improbidade administrativa. A meta é contabilizada até 31 de dezembro deste ano.

Segundo a Assessoria de Comunicação do TJRR, a estratégia de enfrentamento à meta é levada com muito rigor para que a celeridade aconteça sem imprevistos. Frisou que o desempenho tem sido excelente desde 2009 e que o TJRR bate todos os anos a meta 4. No ano passado, o índice foi de 87,30%, um dos maiores alcançados no país.

Os processos são julgados pelas Varas da Fazenda, juízes criminais e juízes do interior. A coordenação no estado está sob a responsabilidade da juíza auxiliar da presidência Bruna Zangallo.

NACIONAL – Segundo informações do site do CNJ, os Tribunais de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) e do Paraná (TJPR) também conseguiram alcançar a meta de julgamento de crimes contra a administração pública, enquanto o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) superou a meta de julgamento de ações de improbidade administrativa. (E.S)