Cotidiano

TJRR realiza audiências contra a violência doméstica

A campanha tem por objetivo reforçar as estratégias do Poder Judiciário no combate à violência contra a mulher

O Tribunal de Justiça de Roraima, por intermédio da Coordenadoria da Mulher do TJRR, participa de mais uma edição da Campanha Nacional: Justiça pela Paz em Casa, no período de 6 a 10 de março.

A campanha tem por objetivo reforçar as estratégias do Poder Judiciário no combate à violência contra a mulher.

Durante toda semana serão promovidas ações, a fim de agilizar audiências e julgamentos de processos que envolvam violência ou grave ameaça contra a mulher, divulgação da Lei Maria da Penha, além de sensibilizar a população sobre a importância do combate a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A campanha pretende, além das ações judiciais, alcançar a sociedade em geral por meio da mídia escrita, falada e rede sociais.

A juíza Maria Aparecida Cury, do Juizado de Violência Doméstica, destaca a finalidade da campanha.

“Nós já estamos na sétima jornada e há dois anos participamos dela. A cada ano temos três jornadas. Começamos em 2015 e agora em 2017 estamos damos continuidade. Essa edição visa dar visibilidade para o problema da violência doméstica e familiar e efetividade para decisões judiciais acerca desse assunto.

Para a magistrada a denúncia é de suma importância para pôr fim a toda forma de agressão.

“A mulher deve se amar, porque ninguém nos ama se nós não nos amarmos. A mulher só é agredida quando ela permite que alguém a agrida, seja moralmente, psicologicamente ou fisicamente. A mulher que se ama não permite que ninguém a agrida. A mulher que já está nesse ciclo de violência que ela denuncie e procure meios existentes para sair desse ciclo de violência, porque isso tem que acabar. A mulher não é inferior ao homem e isso está no artigo 5º da Constituição”, finalizou.

Para denúncias o governo Federal disponibiliza o número 180 – Central de Atendimento, serviço de denúncia especializado em violência contra a mulher

Programação

Audiências no 1º Juizado de Violência Doméstica – 6 a 10/03/2017
Audiências e júris nas 07 Comarcas do Interior do Estado – 6 a 10/03/2017
Júris e audiências nas Varas de Crimes Dolosos contra a Vida na Comarca de Boa Vista – 6 a 10/03/2017

Outras atividades
Início do Projeto Maria vai à Escola- Escola Centenário
Lançamento dos dados de Atendimento do Programa Patrulha Maria da Penha
Projeto Cine-Debate nas Escolas de Ensino Médio da Capital