Política

TRE mantém diplomação do delegado Francisco em Iracema

O candidato a prefeito mais votado foi Jairo André Ribeiro Sousa, mas ele teve os embargos rejeitados pela Justiça Eleitoral

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rejeitou os embargos de declaração do candidato Jairo André Ribeiro Sousa (PMDB) e declarou que o delegado Francisco Araújo é o prefeito eleito de Iracema, que será diplomado hoje na solenidade do TRE (veja matéria da diplomação na página 2A).

Os embargos foram rejeitados por maioria, vencida a juíza relatora Rosane Inácio. Todos os outros votos dos desembargadores foram contrários e mantiveram o indeferimento à candidatura. Jairo tem três dias, a partir de ontem, quando a decisão foi publicada, para entrar com recurso especial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O CASO – Jairo teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral e só pôde concorrer mediante um recurso especial junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sua candidatura foi indeferida sob acusação de ter praticado irregularidades em processo licitatório junto à Prefeitura Municipal de Caracaraí enquanto exercia o cargo de presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) e pregoeiro.

Na eleição de outubro, Jairo obteve 2.247 votos, uma diferença de 302 votos a mais que o segundo colocado, Francisco Evangelista dos Santos de Araújo (PEN), o Delegado Francisco, que ficou com 1.945 votos. Mas, com a decisão, o delegado ficou com 100% dos votos válidos e será diplomado como prefeito eleito. Jairo teve os votos computados, mas não foram considerados na totalização.