Cotidiano

TRT informatiza consulta a audiências

Além da inauguração da nova sede, Tribunal Regional do Trabalho disponibilizou aplicativo para consulta e acompanhamento

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região lançou ontem, no Fórum de Boa Vista, o “Pauta Digital”, um aplicativo de consulta e acompanhamento, em tempo real, da pauta de audiências e de sessões de julgamento das unidades judiciárias do TRT11 (Amazonas e Roraima). O lançamento foi feito durante o novo prédio do Fórum Trabalhista do TRT, localizado na Avenida Benjamin Constant.

O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do órgão (Setic) e traz a relação de todas as audiências agendadas nas Varas do Trabalho de Manaus, Boa Vista, dos municípios do interior do Amazonas, e também no âmbito da 2ª instância do Tribunal.

Além de disponibilizar a consulta da pauta de audiências por data e por unidade judiciária, o app “Pauta Digital” oferece um acesso exclusivo para  advogados cadastrados, que poderão acompanhar o andamento das audiências marcadas. O sistema identifica o advogado pelo CPF e relaciona todos os seus processos, bem como as audiências já agendadas. Um aviso sonoro alerta para a proximidade do horário da audiência.

O aplicativo foi lançado em Manaus (AM) no dia 08 de outubro, e desde então, já teve mais de 500 downloads. De acordo com a presidente do TRT11, desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho, a ferramenta contribui para dar mais celeridade à prestação jurisdicional. “O aplicativo é grande aliado para facilitar o acesso às informações da Justiça do Trabalho, tanto para advogados, como para magistrados, servidores e toda a sociedade”, frisou.

O “Pauta Digital” já está disponível para download gratuito em dispositivos móveis (smartphones e tablets) que utilizam os sistemas Android e iOS.

PRÉDIO – O novo prédio possui quatro pavimentos, onde funcionarão gabinetes, secretarias e salas de audiências das três Varas do Trabalho de Boa Vista. Segundo a presidente do TRT, a sede, inaugurada em 2010, precisou passar por adaptações para abrigar as outras Varas. “Apesar de já ter sido inaugurado, precisa de adaptações, porque ainda não tinha condições de uso. Então o prédio passou por obras até que ficasse pronto”, disse.

A sede possui itens de acessibilidade com rampa frontal, instalações de combate a incêndio, dois elevadores, subestação elétrica e gerador de emergência, sistemas de refrigeração e de cabeamento de rede de lógica. No local, irão funcionar ainda postos bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

A Justiça do Trabalho de Boa Vista reúne três magistrados e 80 funcionários, entre servidores, estagiários e prestadores de serviço. As três Varas do Trabalho de Boa Vista atendem aos 15 municípios de Roraima. Em 2014, receberam 4.700 processos e, este ano, o total já alcança mais de 6.300 processos.