Cotidiano

TRT libera Aterro Sanitário e coleta de lixo volta a ser feita

Prefeitura de Boa Vista informou que a coleta de lixo seguirá o calendário normal

Uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) liberou o funcionamento do Aterro Sanitário de Boa Vista, localizado às margens da BR-174 sul, pela Prefeitura de Boa Vista. Com isso, a empresa responsável pela coleta do lixo domiciliar, a Sanepav, retornou aos trabalhos ainda ontem, 13.

A sentença, proferida pelo juiz Raimundo Paulino Cavalcante Filho, determinou que a Sanepav cumpra, no prazo de 15 dias, as exigências feitas pelo Grupo Especial de Combate ao Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como a construção de uma barreira e a implantação de vigilância 24 horas para impedir o acesso de crianças e adolescentes ao lixão.

Questionada pela Folha, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente se limitou a informar, por meio de nota, que a coleta de lixo domiciliar foi retomada ainda ontem, 13, e que seguirá o calendário normal.

Enquanto a coleta de lixo não foi normalizada em alguns bairros de Boa Vista, os moradores sofriam com o lixo acumulado e o forte odor.

O CASO – Na quarta-feira, 11, véspera do Dia das Crianças, o Grupo Especial de Combate ao Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho decidiu interditar, por tempo indeterminado, o lixão de Boa Vista, após flagrar dezenas de crianças trabalhando e vivendo de forma degradante no lixão. Sem local para destinar o lixo doméstico, a Prefeitura de Boa Vista interrompeu a coleta.