Política

Tânia Vasconcelos assume TRE e aponta conclusão da biometria como prioridade

Conforme o calendário da eleições gerais de 2018, todo eleitor de Roraima deverá votar utilizando o sistema biométrico

“Hoje retorno à Presidência do TRE com o mesmo espírito de cooperação e disposição para desempenhar a atividade a mim confiada. No entanto, trago na bagagem a experiência, elemento importante para qualquer administrador que tem por finalidade laborar em benefício da sociedade. Com a tranquilidade e a energia que me são peculiares, cumprirei, juntamente com meus pares, a missão de planejar e realizar as eleições gerais do próximo ano”.

Com essas palavras, a desembargadora Tânia Vasconcelos foi empossada, na tarde desta segunda-feira, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), diante de um auditório lotado de autoridades. Estiveram presentes à posse a governadora Suely Campos (PP) e a prefeita Teresa Surita (PMDB). Esta é a segunda vez que a magistrada vai presidir o TRE. Ela já foi presidente do órgão de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012, tendo como uma das marcas de sua carreira jurídica o fato de ser a primeira mulher a ingressar na magistratura de primeiro e segundo graus do Estado.

Uma das prioridades da nova gestão é a conclusão da biometria eleitoral no Estado, considerando que, conforme o calendário estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições gerais de 2018 todo eleitor de Roraima deverá votar utilizando o sistema biométrico.

A nova presidente afirmou que um dos desafios será reforçar a importância do voto consciente. “Iremos trabalhar junto aos novos eleitores mostrando o valor do voto e a importância de uma campanha baseada em proposta e não em ataques”, frisou Tânia Vasconcelos.

A governadora Suely Campos enalteceu as mulheres que hoje estão em todos os setores da sociedade. “Assumindo hoje, pela segunda vez, a presidência do TRE, a sua história de sucesso e conduta irretocável certamente a credenciam para tal missão. O trabalho da doutora Tânia ultrapassou a barreira da atividade jurisdicional e avançou no social, chegando ao coração das pessoas, por meio da Justiça Itinerante”, mencionou.

No cargo de vice-presidente/corregedor será empossado, no próximo dia 10, o desembargador Jefferson Fernandes. Os dois magistrados substituem, respectivamente, os desembargadores Mauro Campello e Elaine Bianchi.
A nova presidente foi eleita, por unanimidade, em sessão ordinária do TRE realizada no dia 7 de dezembro do ano passado.

Conheça a trajetória da desembargadora

A desembargadora Tânia Vasconcelos sempre teve um jeito diferente de atuar, levando o Judiciário mais próximo do cidadão. Ela chegou ao cargo de desembargadora em setembro de 2010, não apenas por critério de ascensão na carreira jurídica, mas especialmente pelo trabalho de cidadania que desenvolveu por mais de uma década.

Tânia nasceu em Boa Vista e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas em setembro de 1987. Foi promotora de justiça do Estado do Amazonas no período de 1988 a 1991. Entrou para a magistratura em 1991 e tornou-se juíza titular da Comarca de Caracaraí, onde trabalhou de 1991 a 1993.

Atuou como juíza da 1ª Vara Cível de Família da Comarca de Boa Vista nos anos de 1993 e 1994 e da 3ª Vara Cível de Registro Público, de 1994 a 1996, período em que também foi juíza eleitoral. No biênio 1997/1998, foi nomeada juíza membro do TRE. No período de 1995 a 2006, foi juíza titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal. Presidiu a Associação dos Magistrados de Roraima de 1995 a 1997 e foi diretora do Fórum Sobral Pinto nos anos de 2002/2003.

Exerceu ainda o cargo de vice-presidente do Fórum Nacional de Juízes Estaduais (Fonaje) no biênio 2006/2007 e foi coordenadora do Programa Justiça Especial Volante de 2001 a 2006. Entre os anos de 2006 e 2010, atuou como juíza titular da Vara Itinerante e membro da Turma Recursal do Estado de Roraima, acumulando também a função de coordenadora dos Núcleos de Atendimento e Conciliação da Comarca de Boa Vista. Coordenou os programas Justiça no Trânsito e Itinerante de Registro, além dos Juizados Especiais, desde 1995.

Presidiu a Justiça Eleitoral roraimense no período de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2013. Em dezembro de 2012, foi escolhida por seus pares para presidir o TJRR no biênio 2013/2015. Em dezembro de 2014 foi eleita para o cargo de corregedora-geral de justiça, missão que encerrou em 2017, quando assume mais uma vez a presidência do TRE-RR.

Além de corregedora-geral de justiça, a desembargadora acumulava a função de coordenadora dos Juizados Especiais, onde, inspirada no Programa “Redescobrindo os Juizados Especiais”, implementou uma série de reformas para resgatar a conciliação como pilar central desse microssistema, dentre as quais o 1º Cartório Único da Comarca de Boa Vista.