Polícia

Tartarugas são resgatadas durante fiscalização em Caracaraí

Na tarde de ontem, 19, uma fiscalização realizada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) em parceria com a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) teve como resultado a apreensão de 17 tartarugas que estavam com pescadores do Município de Caracaraí, região Centro-Sul do Estado, a aproximadamente 150 quilômetros da Capital.

O diretor de Monitoramento e Controle Ambiental da Femarh, Rarisson Barbosa, explicou que as atividades de fiscalização estão atreladas a uma série de ações desenvolvidas pelo Projeto Quelônios da Amazônia, cujas ações ocorrem entre os meses de novembro e fevereiro do próximo ano, período de desova das tartarugas.

“Nesse caso, o pescador foi autuado em flagrante por crime ambiental e apresentado ao delegado titular da delegacia de Caracaraí para providências cabíveis. As tartarugas resgatadas vivas passam por um descanso para então serem devolvidas ao rio”, disse Rarisson.

Barbosa ainda ressaltou que, além de ter sido flagrado com os quelônios, o pescador será multado com valor que corresponde a R$ 5 mil por cada animal, considerando que estão entre as espécies ameaçadas de extinção. Conforme a Lei Federal 9.605, vender animais silvestres é crime, com detenção de seis meses a um ano, e multa.

Além da venda, a lei destaca que é crime exportar ou adquirir, guardar em cativeiro ou depósito, utilizar ou transportar ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. (J.B)