Cotidiano

Taxista procurado por vigilância é encontrado e está vacinado

A vigilância municipal segue protocolo do Ministério da Saúde após divulgação feita pela Folha do caso em Roraima

 

A vigilância sanitária da Prefeitura Municipal de Boa Vista encontrou o taxista da empresa Cooptran, de aproximadamente 28 anos que trouxe de Santa Elena a criança com difteria.

A família saiu da Venezuela na quarta-feira, 12 por volta de 16h em um taxi de uma cooperativa que faz rota Pacaraima – Boa Vista.

No taxi, vieram duas mulheres e duas crianças, sendo dois venezuelanos e dois brasileiros. Em Boa Vista as famílias ficaram no Hospital da Criança.

Uma das crianças, uma venezuelana de 10 anos é caso suspeito de Difteria.

A vigilância epidemiológica Municipal começou a procurar o taxista após a Folha divulgar o caso da criança com difteria internada no Hosptial Santo Antônio.

Após encontrar o taxista foram tomadas as medidas de prevenção cabíveis. Ele informou que está vacinado contra a doença e deu todas as informações epidemiológicas para se seguir o protocolo do caso.

A doença já estava erradicada no Brasil, mas voltou a assustar após a confirmação de oito casos no Estado de Pernambuco, em 2015.

Em Roraima, o último caso de difteria foi registrado no ano 2000, proveniente do município de Mucajaí, que resultou em um óbito.

A doença pode ser transmitida por gotinhas de saliva na tosse, espirro ou por meio do contato com a pessoa doente.

O tratamento é feito com uso de antibióticos, especialmente penicilina e eritromicina, dependendo do caso. É importante procurar imediatamente um médico.

Publicidade