Cotidiano

Telefone da Defesa Civil está inoperante há mais de 15 dias

Em pleno período chuvoso, com ocorrências de alagamento em vicinais distantes das sedes dos municípios, telefone de emergência está em manutenção

Quem precisar ligar para o telefone 199, o número de emergência da Defesa Civil para solicitar apoio neste período por conta do rigoroso inverno em vários pontos do Estado, não conseguirá contato com as equipes de resgate. O telefone que é usado para demandas de resgate e auxílio está fora de operação há mais de 15 dias.

A inoperância da central de suporte às inúmeras famílias que estão desalojadas em vários pontos do Estado tem impossibilitado o acionamento para o atendimento de remoção dos locais afetados pelas cheias dos rios, segundo relatou à Folha um morador da localidade de Bom Jesus, no município de Amajari, que preferiu não ser identificado.

“Estamos há mais de duas semanas tentando contato com o número 199 para solicitar o suporte da Defesa Civil na remoção das famílias, mas todas as tentativas foram sem sucesso. No momento em que mais precisamos do apoio e suporte no acionamento das equipes de socorro, enfrentamos este problema”, lamentou.

Outro morador, que também optou por não se identificar e reside na localidade do Trairão, em Amajari, relatou que mais de 20 famílias tiveram que deixar seus lotes e buscar apoio na casa de familiares e encontraram dificuldade ao acionarem a central 199 e solicitar ajuda.

“Estamos enfrentando um inverno bastante rigoroso com inúmeras famílias desalojadas. Nos causou estranheza há mais de 15 dias quando o Rio Amajari começou a subir rapidamente e necessitamos acionar o telefone 199 e não obtivemos resposta. Foi quando nos organizamos com o apoio dos vizinhos e amigos, iniciamos o transporte dos moradores para a casa de parentes e alguns optaram por guardar apenas seus pertences e se deslocar para a capital Boa Vista”, disse.

Na mesma situação, a moradora da Confiança II no município de Cantá, Luizete Fernandes, relatou que as famílias precisaram acionar a central 199 e não tiveram resposta para o deslocamento dos moradores. “Como em todo o Estado, também estamos enfrentando inúmeros problemas relacionados ao forte período do inverno. O pior de tudo é o sistema inoperante para acionamento de resgate e apoio fora do ar. Como faremos para ajudar as famílias que residem em áreas de risco? Não foi informada a disponibilidade de outro número caso este apresentasse pane ou alguma falha no acionamento das chamadas”, reclamou.

OUTRO LADO – O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, informou que por motivos de logística a Central de Operações e Comunicações dos Bombeiros está passando por mudanças, pois passará a integrar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciops). Por esta razão, o número 199 está em manutenção. No entanto, o número de emergência 193, que é o telefone de atendimento do Corpo de Bombeiros, está funcionando normalmente.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil salientou ainda que desde o início da Operação Inverno 2018 vem atuando com ações efetivas em conjunto com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDC) do município de Amajari e mantém ações emergenciais em apoio às comunidades de Bom Jesus, Acará e na região de Ereu, no Igarapé Aramaxim.

Informou ainda que são mantidas equipes diárias para dar suporte às pessoas afetadas pelas cheias dos rios e igarapés, bem como o monitoramento diário das vulnerabilidades para promover ações de pronta resposta aos moradores daquele município. (R.G)