Política

Telmário é contra proposta de Jucá de fechamento da fronteira

Parlamentar do PTB afirmou que Roraima será o mais atingido e poderá ficar sem energia do Linhão de Guri

O senador Telmário Mota (PTB) se posicionou ontem, 16, contrário à declaração do senador Romero Jucá (PMDB) em pedir o fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela, ao norte do Estado. Ele afirmou que é uma decisão radical e desumana que prejudica a relação comercial e institucional do Brasil com o país vizinho.

“Quem vai pagar o pato é Roraima. Temos acordos com calcário, energia, acordos comerciais e intercâmbios nas áreas de cultura e educação, trabalhadores de garimpo e outros setores. Roraima depende da energia vinda da Venezuela e o discurso equivocado de Jucá poderá desencadear uma retaliação do governo de Nicolás Maduro. Vale lembrar, que Roraima já sente os reflexos dos apagões vindos da Venezuela”, frisou.

Mota disse que conversou com a secretária de Segurança Institucional do governo Michel Temer, pedindo que não permita o fechamento da fronteira. “Essa questão de fechar a fronteira e tirar a Venezuela do Mercosul sou contra. É uma posição radical, insana de quem não tem compromisso com Roraima. Mais uma vez somos pegos de surpresa com essa atitude irresponsável do senador pedindo o fechamento da fronteira. Ele não olha a necessidade de nosso povo. Quer criar o caos e não aceito isso. Roraima não merece. Não tem compromisso com nosso Estado”, destacou o petebista.

Para o senador, ao assumir uma postura mais agressiva em relação ao governo Maduro, Jucá “assume o risco de deixar Roraima no escuro de vez”.

GOVERNO – A Folha procurou o Governo de Roraima para saber sobre a questão. Em nota, a Casa Civil informou que acredita que o senador está insuflando a Venezuela fora da diplomacia, o que é “extremamente prejudicial para Roraima”. “Estamos vivendo um momento delicado de insegurança energética. Nos últimos dias, temos sofrido constantes apagões. O que parece é que mais uma vez o senador está demonstrando seu interesse pela energia térmica, com a necessidade de ampliação de usinas termelétricas em Roraima, caso a Venezuela corte todas as relações com o Brasil. Ele atuou diretamente para a Cerr [Companhia Energética de Roraima] perder a concessão e nada faz para resolver Tucuruí”, disse o chefe da Casa Civil, Oleno Matos.

JUCÁ – O senador Romero Jucá disse, em vídeo publicado em suas redes sociais, que marcou posição pela expulsão da Venezuela do Mercosul e fechamento da fronteira. “Semana que vem, vou com a prefeita Teresa Surita na Casa Civil falar sobre nossa posição”, disse.

A Folha procurou a assessoria de Jucá, que informou que o senador fará, nesta quinta-feira, 17, um pronunciamento em seus perfis das redes sociais esclarecendo os pontos dessa proposta.