Política

Telmário pede investigação para apurar mortes de seis garimpeiros

Por meio de ofício, o senador Telmário Mota (PDT) solicitou ontem, 22, ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que seja realizada uma investigação mais profunda relacionada às mortes dos seis garimpeiros ocorridas na Terra Indígena Yanomami, no início do mês.

“Solicitei ao Ministério da Justiça que instale e mantenha uma base permanente na região para coibir a ação de grupos criminosos que, como diz a Polícia Federal, são formados por aviadores, empresários ligados ao ramo de joalheria e proprietários de balsas e motores para extração do ouro. Vários aviões foram utilizados para o transporte com o fim de levar pessoas, maquinário, alimentação, mercúrio e munição para arma de fogo”, argumentou o senador.

Mota justificou, no ofício, que não considera precisa a conclusão de que as mortes foram praticadas por indígenas, o que torna necessária a apuração precisa dos fatos. “As primeiras informações dizem que eles foram mortos a flechadas por índios Yanomami, só que a verdadeira causa mortis não está devidamente esclarecida. Por isso, solicito a Vossa Excelência a apuração precisa do ocorrido com esses trabalhadores, até porque, segundo a própria Polícia Federal, são realizadas regularmente ‘várias operações estratégicas com a finalidade de prevenção e repressão a diversos ilícitos na Terra Indígena Yanomami’”, afirmou, no pedido.