Política

Temer prefere governar com ministros suspeitos, diz Ângela

A senadora Ângela Portela (PT) acusou o presidente Michel Temer (PMDB) de assumir a sua disposição de governar ao lado de acusados de envolvimento em situações ilegais.  “Afinal, após dizer que não pretende blindar ninguém, Temer avisou que os citados em operações como a Lava Jato poderão ser ministros como se nada houvesse”, disse a parlamentar.

Segundo ela, a justificativa de que, formulada a denúncia pelo Ministério Público o ministro será afastado em caráter provisório, não convence. Como os ministros têm foro privilegiado, são denunciados apenas pelo procurador-geral da República. “Não se imagina que tal denúncia seja formulada sem indícios ou provas de gravidade, mas, para Temer, o afastamento só será definitivo se, após a fase de denúncia, o ministro virar réu”, salientou a senadora.

“O absurdo é tanto que há o risco de haver dois governos, um de ministros afastados e outro de ministros interinos. Sabe-se, porém, que nas interinidades de ministros substitutos, quem permanece mandando na pasta é o antigo titular. O interino, que lá permanece provisoriamente, dependerá sempre do titular afastado. Já tivemos isso neste mesmo governo, em seu início”, lembrou a senadora, referindo-se ao Ministério do Planejamento.

Ela disse que o problema maior, porém, é a existência de um governo sob suspeita, sob acusações. “Aposta-se, evidentemente, na demora na coleta de provas e nos julgamentos”, complementou Ângela, avaliando que, abalado por escândalos e pela permanente suspeita de corrupção, investigado por operações como a Lava Jato, o governo só terá como se deteriorar.