POLÍTICA
Temer prefere governar com ministros suspeitos, diz Ângela
Por Folha Web
Em 15/02/2017 às 00:46
Senadora Ângela Portela: “Governo só irá se deteriorar” (Foto: Divulgação)

A senadora Ângela Portela (PT) acusou o presidente Michel Temer (PMDB) de assumir a sua disposição de governar ao lado de acusados de envolvimento em situações ilegais.  “Afinal, após dizer que não pretende blindar ninguém, Temer avisou que os citados em operações como a Lava Jato poderão ser ministros como se nada houvesse”, disse a parlamentar.

Segundo ela, a justificativa de que, formulada a denúncia pelo Ministério Público o ministro será afastado em caráter provisório, não convence. Como os ministros têm foro privilegiado, são denunciados apenas pelo procurador-geral da República. “Não se imagina que tal denúncia seja formulada sem indícios ou provas de gravidade, mas, para Temer, o afastamento só será definitivo se, após a fase de denúncia, o ministro virar réu”, salientou a senadora.

“O absurdo é tanto que há o risco de haver dois governos, um de ministros afastados e outro de ministros interinos. Sabe-se, porém, que nas interinidades de ministros substitutos, quem permanece mandando na pasta é o antigo titular. O interino, que lá permanece provisoriamente, dependerá sempre do titular afastado. Já tivemos isso neste mesmo governo, em seu início”, lembrou a senadora, referindo-se ao Ministério do Planejamento.

Ela disse que o problema maior, porém, é a existência de um governo sob suspeita, sob acusações. “Aposta-se, evidentemente, na demora na coleta de provas e nos julgamentos”, complementou Ângela, avaliando que, abalado por escândalos e pela permanente suspeita de corrupção, investigado por operações como a Lava Jato, o governo só terá como se deteriorar.

José Antonio disse: Em 21/02/2017 às 09:12:17

"Hoje da para se fazer uma avaliação política com melhor clareza entre o governo legítimo e um governo golpista, o governo legitimo tinha um plana de governar de olho para os mais pobres, o golpista pau mandado dos mais ricos, os bate panelas alguns alcançaram os objetivos (os já privilegiados) e a maioria que foram usado como bode expiatórios estão arrependidos ao perceberem que foram usados mas não tem mais nada a fazer, Bem falou a Senadora Angela Portela o governo cercado por ministro envolvidos na lava jato conforme os delatores, se for seguir o que golpista falou daqui apouca cada pasta tem dois ministro o interino e o afastado, mas como ele está montando o supremo da mesmo formo que montou seus ministérios já se preparando para se safra no futuro, talvez assim vai consegui chegar ao final, não por estarem unidos pela nação, mas por meia dúzia de privilegiados que lhe dar sustentação. "

RIPA NA XULIPA disse: Em 15/02/2017 às 17:33:56

"ruim com temer, pior com Dilma... essa sra não tem meu voto nem pra presidente de bairro! ela e o Telmário comprovaram incompetência apoiando governo corrupto que afundaram a nação na lama, cujo o temer(não o defendendo) tem que tomar as rédeas de forma dura para segurar a inflação e o desvios ocorridos de trilhões causados por essa corja."

mano disse: Em 15/02/2017 às 15:37:32

"Juca sair? acho que nao..."

SANTOS disse: Em 15/02/2017 às 09:07:22

"- Pois é, Senadora. As críticas aos erros cometidos pelo governo anterior assim como as promessas de moralizar a política, o governo e as relações entre os Poderes Constituídos da República, feitas pelo atual Presidente, caíram no esquecimento muito rapidamente. Não bastasse os que foram impedidos de exercer a titularidade de qualquer pasta do governo; não bastasse o número de ministros apontados como envolvidos em esquemas de fraudes e propinas, demonstra o atual governo que o aparelhamento das instituições continua, pois se assim não fosse na haveria a indicação do Ministro Moraes para preencher vaga no STF, nomeação de Moreira Franco, sob a imoral conivência do próprio STF. E ainda rotulam fascismo quando sugerimos uma intervenção militar."