Cotidiano

Tenente coronel da Polícia Militar de Roraima participa de corrida no Peru

A corrida de 30 horas ocorrerá nos dias 25 e 26 de março com partida às 4h na cidade de Cusco

A carreira policial militar necessita de um bom condicionamento físico.  Esta exigência aproxima muitos PMs da paixão pelo esporte, fato presente na história de vida do tenente coronel da PMRR (Polícia Militar de Roraima), Luiz Antero Mandulão, que está se preparando para percorrer os 100 Km da Ultra Maratona Machupicchu Trail, no Peru. 

A corrida de 30 horas ocorrerá nos dias 25 e 26 de março com partida às 4h na cidade de Cusco. O percurso montanhoso será durante um clima frio e ensolarado com altas probabilidades de chuva. O ponto de partida será a 2.940 m de altitude em relação ao nível do mar. O ponto mais alto da ultramaratona chegará a 4.700 m e o mais baixo será na linha de chegada a 1.550 m de altitude na cidade de Santa Teresa.

O tenente coronel Antero já participava de meias maratonas e corridas rústicas desde os anos 1990. Nos anos 2000 começou a correr maratonas e desde 2013 vem participando de ultramaratonas.  Entre as principais estão a Ultra Trail Tano Tui – UTT2014 de 57 km, a UTT 2015 de 80 km, a UTT2016 de 103 km e a Ultra Maratona de Mérida, na Venezuela, de 55 km no ano de 2016.

TREINAMENTO – “Eu sigo uma planilha de treinamento que envolve fortalecimento dos membros inferiores por meio da musculação, natação e ciclismo. Além disso, também preciso correr em diversos tipos de terrenos, acidentados, piçarra e asfalto. É uma rotina desgastante que exige muita disciplina dedicação e força de vontade”, explicou Antero, acrescentando que uma ultramaratona exige uma grande preparação física e psicológica e também é necessário um grande apoio da família.

O atleta policial militar segue viagem nesta sexta-feira, 24, para o Peru por conta das necessidades de adaptação à altitude e fala sobre suas expectativas “Quero representar como policial militar, a PMRR, que me deu condições de participar destas provas e também incentivar este esporte entre os corredores roraimenses”, finalizou.