Polícia

Tentativa de fuga na Pamc é abortada por agentes e policiais

No fim da noite de quarta-feira, 11, em menos de uma semana do massacre, detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) tentaram fugir, mas a ação foi interrompida por agentes penitenciários e policiais que encontraram os presos fora das celas.

Nove detentos da Ala 12 tentaram escapar por volta das 23 horas. Eles conseguiram abrir os cadeados das celas por meio de uma chave improvisada. Ainda tentaram quebrar o muro que dá acesso às alas 13, 14 e 15, o famoso “Cadeião”. A fuga só não foi bem sucedida graças à ação imediata dos homens do Grupo de Resposta Rápida (GRR), do Grupo de Intervenção Tática (GIT), da Força Tática e de agentes carcerários.

O Governo do Estado informou, por meio de nota, que a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) está tomando todas as medidas cabíveis em relação ao caso e que os detentos envolvidos na fracassada tentativa de fuga responderão a processo interno disciplinar.

Uma lista dos detentos foi divulgada pelos agentes penitenciários e policiais identificando os detentos: Robson Miranda Costa, Jackson Magalhães Pinho, Railton Bruno Walker, Marcos Paulo Vieira Silva, Renato Ferreira Silva, Alvino Soares de Souza, Sandro Menezes de Souza Branco, Marcos da Silva Rodrigues e Valdinei dos Santos Ferrais.

Conforme o governo, todos os envolvidos na tentativa de fuga foram responsabilizados e devem ter a regressão da pena, sofrendo sanções disciplinares por meio da Lei de Execuções Penais (LEP). (J.B)