Cotidiano

Tentativa de reintegração de posse acaba em confusão

Uma reintegração de posse de uma área de invasão localizada na Travessa Mestre Albano, no bairro Pricumã, zona oeste da capital, provocou confusão e tumulto na tarde de ontem, 13. Cerca de 50 casas foram construídas irregularmente em um galpão abandonado, que servia de apoio a uma empresa que prestou serviço ao Governo Federal há décadas.

Além do proprietário do terreno, que estava no local com uma máquina para destruir as casas, policiais militares acompanharam a reintegração de posse e contiveram os ânimos dos envolvidos. Apesar de muita confusão, nenhuma pessoa ficou ferida. Uma casa de madeira foi destruída, mas os policiais mediaram um acordo entre as partes e os ocupantes terão 48 horas para deixar o local.

Segundo a dona da casa destruída, ela estava com a filha de oito anos realizando afazeres domésticos quando foi surpreendida com a ação da máquina. Rapidamente ela e a criança saíram do local e, do lado de fora, ela se deparou com o tumulto dos vizinhos que tentavam proteger suas moradias. “Eu estava em casa, fazendo minhas coisas quando ouvi o barulho da máquina, que começou a derrubar a estrutura que construí. Minha filha se assustou e eu corri com ela, sem saber o que estava acontecendo. Quando saí, vi meus vizinhos juntos para defenderem suas moradias”, afirmou.

De acordo com o ocupante Storlone Neto, cerca de 50 famílias moram no local, incluindo alguns venezuelanos, que não têm para onde ir. Alguns ocupantes moram no terreno há dez anos. Storlone Neto questionou a decisão judicial apresentada pelo proprietário do terreno. “São muitas famílias que estão morando aqui. Muitas delas há mais de dez anos e outras novatas de venezuelanos. Não acreditamos nessa liminar e não vamos sair daqui. Iremos continuar na área, nas nossas casas e lutar pelo que é nosso”, disse. (E.S)

Publicidade