Entretenimento

Tepequém recebe placas de informações turísticas, identidade visual e perfil dos visitantes

O objetivo é evidenciar a região com uma logomarca que seja conhecida nacional e internacionalmente

Os turistas que gostam de desfrutar do paraíso que é o Tepequém agora têm mais segurança ao transitar nas cachoeiras e demais pontos da região. Será inaugurada na tarde de hoje a sinalização turística que o governo estadual promoveu na serra.

Ao todo, 27 placas apontam os locais onde há abismos, áreas escorregadias, cuidados para preservação do meio ambiente e orientação para locais de visitação, como cachoeiras.

As placas estão desde o começo da estrada de acesso ao Tepequém e espalhadas na região, em locais como as cachoeiras do Barata, Funil e Paiva, nas corredeiras do Cabo Sobral, Fazendinha do Saraiva, Mirante do Paiva, Ruínas, Poção e no Platô da Serra.

Na entrada da Vila do Paiva será instalada uma placa para mostrar um mapa de toda a região. As demais estão espalhadas pelo perímetro da Vila com informações turísticas e avisos de alerta sobre áreas que requerem cautela, como abismo e pedras escorregadias.

VISITANTES – Outra inovação no Tepequém é a proposta do Detur (Departamento de Turismo de Roraima) em catalogar o número de visitantes no Tepequém. O acesso será feito por meio de uma barreira de orientação e apuração de dados, onde serão contados o número de visitantes, assim como será feito um levantamento do perfil e impressões de cada um sobre a região.

“Iremos fazer o levantamento, além de informar e orientar o visitante sobre preservação ambiental, uso adequado dos equipamentos e o uso seguro das trilhas, observando que já há guias de trilhas devidamente credenciados pelo Departamento de Turismo”, explicou Ricardo Peixoto, diretor do Detur.

Os profissionais do Detur estarão com trajes de identificação fornecidos pelo Ministério do Turismo. Parte da equipe também estará localizada após a cachoeira do Paiva distribuindo itens como sacolas de lixo, adesivos e prestando informações aos visitantes. Serão dois pontos de apoio, um na cachoeira do Barata e outra na cachoeira do Paiva

POUSADAS E HOTÉIS – Durante o Carnaval uma equipe do Detur vai realizar ação de sensibilização para o cadastramento das pousadas que ainda não estão no Cadastur, que é o Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor junto ao Ministério do Turismo. O registro, além de colocar a pousada dentro dos padrões nacionais, também servirá para que o Governo do Estado catalogue o número de visitantes e hóspedes que passarem pelos estabelecimentos.