Política

Teresa é diplomada para 5º mandato falando em alinhamento com a Câmara

Eleita com quase 80% dos votos, Teresa Surita diz que sua votação expressiva aumenta sua responsabilidade

“Vamos trabalhar juntos, é o convite que faço”. Esta frase marcou o tom do discurso da prefeita Teresa Surita (PMDB) durante a diplomação dos eleitos no pleito municipal de 2016, ocorrida na noite desta sexta-feira, no auditório da Faculdade Cathedral. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deu posse aos prefeitos e vereadores dos 15 municípios ao longo de todo o dia. Boa Vista, por ser a Capital e ter o maior número de vereadores, ficou para o último horário, às 20h.

Teresa Surita, que foi eleita com quase 80% dos votos, a partir do dia 1º de janeiro inicia seu quinto mandato. Ela teve seu discurso focado em um tom conciliador e de motivação. Em entrevista à Folha, disse que existe a necessidade de um alinhamento entre seu governo e a Câmara Municipal de Boa Vista. “Eu preciso muito dos vereadores. Precisamos trabalhar em sintonia, para o bem de nossa cidade. Os desafios que enfrentaremos são reais e, se a crise perdurar, só nossos esforços não bastarão, vamos precisar de medidas mais severas. Vamos trabalhar juntos, é o convite que faço. Convergindo nossos esforços, podemos fazer muito e quem ganha com isso é toda a população”, afirmou a prefeita.

Confira a entrevista:

ELEIÇÃO – Teresa disse que uma eleição com 80% de aprovação é uma grande realização para um político, ainda mais num momento crítico da política brasileira, em que, em cidades importantes, a maioria dos votos foi de brancos ou nulos. Teresa foi a única mulher eleita no primeiro turno e atribui a esse resultado  ao trabalho, compromisso, planejamento e amor por Boa Vista.  

Ela considerada que essa expressiva vitória só aumenta a responsabilidade e a expectativa da população. “A população aprovou o nosso jeito de fazer política. Isso foi provado nas urnas, mas está esperando um mandato ainda melhor. As pessoas confiam no nosso trabalho e podem continuar tendo a certeza. No que depender de mim e de nossa equipe, vamos nos superar para prestar um atendimento cada vez melhor em todas as áreas, seja na saúde, educação, urbanização da cidade ou no bem-estar das pessoas”, frisou ao destacou que “uma andorinha só não faz verão”.

CRESCIMENTO – A prefeita lembrou que Boa Vista cresce em percentuais maiores que a média nacional, mas os repasses constitucionais não acompanham esse crescimento, o que gera um peso tanto econômico quanto social maior sobre as costas do executivo municipal. “A cidade cresce e os problemas também. Temos de estar preparados para administrá-los da melhor forma. Temos objetivos claros, com uma visão de futuro que depende do presente. Nossas políticas públicas estão comprometidas com as próximas gerações, e isso é fazer política na essência, talvez seja essa a famosa ‘nova política’, que tanto falam e ninguém explica”, ressaltou Teresa.

Lembrou ainda do momento em que o Estado, em especial Boa Vista, vive com a migração dos venezuelanos e foi contundente ao afirmar que o País não pode ficar alheio a esse fato, pois a responsabilidade do Brasil é atender às demandas sociais seja de onde venham. “Administrar uma cidade como Boa Vista, hoje uma cidade de médio porte, mas com problemas enfrentados em muitas cidades brasileiras, me desafia, pois eu e minha equipe administramos a cidade pensando nas pessoas. Temos um sonho e, acreditem, estamos a passos largos buscando concretizá-lo”, disse referindo–se ao sonho de transformar Boa Vista na melhor capital brasileira em qualidade de vida.

Teresa também destacou que o crescimento das demandas sociais sempre tem uma velocidade maior do que a velocidade das ações do poder público, por isso trabalha voltada para o planejamento, tornando os serviços eficientes e eficazes, aproximando os resultados da prefeitura aos anseios da população.

“Conseguimos fazer uma gestão de resultados. Passamos esses quatro anos reconstruindo a cidade e devolvendo à população espaços públicos que hoje servem de opção para as famílias, e ajudam a integrar e criar um clima de bem-estar muito bom em todos os cantos da nossa cidade, seja nas praças, nas ruas, em todo lugar”, disse Teresa.

EDUCAÇÃO – No quesito educação, foram ressaltadas as evoluções na educação municipal. “Temos uma educação com resultados que nos enchem de orgulho. As notas do Ideb dos nossos alunos já atingiram os níveis previstos para o ano de 2022. Investimos em tecnologia nas escolas, numa boa alimentação, em capacitação dos educadores e corremos atrás para melhorar as estruturas físicas todos os dias, por acreditar que o desenvolvimento de uma cidade passe pela educação. Temos uma educação que aprende e ensina”.

CRISE – O momento de crise vivido pelo País também foi comentado pela prefeita, que externou preocupação com a escassez de recursos e a necessidade de uma gestão criativa para “fazer mais com menos”. “Os desafios que enfrentaremos são reais e a crise continuará por mais algum tempo, o que coloca em prova a capacidade dos gestores públicos no Brasil”, disse.

Segundo ela, desde 2014 a prefeitura está atenta e reorientando seu planejamento, fazendo cortes para controlar as contas e continua cortando. “Chegamos até aqui, no final de 2016, em situação muito melhor que muitas cidades, que já não honram seus compromissos. Mas estamos atentos e conscientes das dificuldades. Essa instabilidade instalada sinaliza tempos ainda mais difíceis, mas sou otimista. A crise pode ser a oportunidade de colocarmos o País novamente nos trilhos. Com planejamento, controle, disciplina e objetivos claros de médio e longo prazos, podemos gerar um processo de transformação. Temos planejado o que vai acontecer durante todo o ano, ajustamos sempre que necessário para que o equilíbrio financeiro seja mantido e nenhum fornecedor ou servidor seja prejudicado e a população saiba aquilo que pode e o que não pode ser feito”. afirmou Teresa.

Reajuste de salário de secretários só irá valer quando houver recursos

A prefeita Teresa Surita explicou à Folha que o projeto de aumento de salário dos secretários e adjuntos, aprovado pela Câmara de Vereadores, tem como objetivo dar possibilidade de que os secretários e adjuntos possam receber um aumento, porque qualquer alteração que venha a ocorrer, no próximo mandato, precisa ter sido aprovada pela Câmara no exercício anterior.

“Esse aumento de fato somente ocorrerá quando a prefeitura tiver condições de honrar com mais esse compromisso”, disse, lembrando que os secretários, além de não receberem aumento desde 2013, no início do seu mandato tiveram a retirada de auxílios concedidos na gestão anterior, que totalizavam mais de R$ 3 mil, ficando apenas com os salários que hoje são pagos.

“Temos consciência da crise e do momento vivido pelo País. Nossa administração sempre foi responsável, transparente, equilibrada e comprometida com um planejamento, e isso não vai mudar. Esse controle é que nos permite fazer obras, honrar compromissos, prestar serviços com qualidade, cuidar das pessoas e garantir o pagamento em dia dos servidores, como o calendário de pagamento do ano de 2017, que já divulgamos”, ressaltou Teresa Surita.