Cotidiano

Terreno particular é ocupado pela oitava vez e invasores são retirados

Área localizada na região do Bom Intento pertence a um produtor rural e registrou recorde de invasões este ano

A indústria da invasão tem se mostrado rentável e em crescente avanço, principalmente próximo de ano eleitoral. Há pelo menos seis áreas invadidas na Capital, algumas que vêm se firmando desde 2014 e outras ocupadas este ano.

Uma delas, área particular localizada na região do Bom Intento, na Gleba Murupu, zona Rural de Boa Vista, tem registrado recorde de invasões. Desde o início do ano, ao menos oito reintegrações de posse para a retirada dos invasores foram cumpridas no local, que possui cerca de 680 hectares.

O terreno é pertencente a um produtor rural. Ao lado, já há uma enorme área invadida, ocupada por cerca de 3.200 famílias desde 2014, que cresce de forma desordenada. Lotes daquele terreno, que pertencem ao Governo do Estado, são vendidos pelos invasores por até R$ 40 mil.

Na manhã de ontem, 28, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), com apoio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (SMGA) e Guarda Municipal de Boa Vista, realizou, pela oitava vez, a retirada de cerca de 40 famílias que ocupavam o terreno particular na região do Bom Intento.

Segundo um funcionário da propriedade, que preferiu não se identificar, todas as vezes que os invasores eram retirados, logo retornavam ao local. “Tinham invadido na semana passada, foram retirados, e voltaram para cá de novo. Quando tentamos pedir para sair, eles nos recebem armados. Já estavam demarcando os lotes e vendendo”, disse.

Ainda conforme o funcionário, os invasores estavam construindo barracos de forma irregular na área. “Eles entram, quebram tudo, retiram a cerca e ameaçam os funcionários. Também desmatam toda a área nativa, tacam fogo, fazem poço e não querem sair de jeito nenhum”, relatou o funcionário.

PREFEITURA – Em nota, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) informou que é responsável pela disciplina da ocupação do solo urbano e, nessa condição, tem o dever imposto por lei de atuar no sentido de evitar o parcelamento irregular do solo. “Dando cumprimento ao dever, os fiscais da Emhur, em parceria com a Guarda Civil Municipal, fizeram a retirada de barracos construídos de forma irregular (invasão) na área de expansão urbana, na região do Bom Intento”, esclareceu.

Conforme a nota, a desocupação foi uma medida adotada pela Prefeitura de Boa Vista para evitar que se criem aglomerados sem condição de habitação. “No caso específico do Bom Intento, foram retiradas, de forma pacífica, cerca de 40 pessoas, que levantaram barracos sem a menor condição de moradia”, frisou. (L.G.C)