Esporte

Torneio de Velocidade abre calendário de natação da Fedar

O calendário de eventos da Federação Aquática de Roraima (Fedar) inicia neste sábado com a realização do Torneio de Velocidade Troféu Flamarion Vasconcelos, competição que reúne os melhores nadadores de Roraima em duas etapas no Parque das Piscinas da Vila Olímpica Roberto Marinho. A primeira etapa inicia às 8h30 e a segunda a partir das 17h. 

A presidente da Fedar, Gilda Hupsel, informou que o evento leva o nome do repórter Flamarion Vasconcelos (in memoriam), pelo apoio que dava ao esporte no Estado. “Ele (Flamarion Vasconcelos) sempre ajudou no possível para melhora do esporte em Roraima”, disse.

Serão aproximadamente 100 atletas de quatro clubes que estarão disputando as primeiras colocações: APABV/6º BEC, Aquática Marinho/ASSOPBM, Sinpol e Escolinha da Vila Olímpica.

“A disputa vai ser rápida e competitiva, pois essas provas de velocidades são rápidas e bem disputadas, ganhas por diferenças de décimos de segundo e com certeza teremos quebras de recordes”, afirmou.
A competição será disputada, como o nome já diz, em provas de velocidades nos 50m Peito, 50m Costas, 50m Borboleta e 50m Livre, além dos revezamentos 4x50m Livre e 4x50m Estilos.

As provas são abertas para as categorias Pré-mirim (até 8 anos), Mirim 1 (9 anos), Mirim 2 (10 anos), Petiz (11 e 12 anos), Infantil (13 e 14 anos), Juvenil (15 e 16 anos), Júnior (17,18 e 19 anos) e Master (a partir de 25 anos), no feminino e masculino.

Os atletas das categorias Infantil a Sênior e Master nadam juntos balizados pelos melhores tempos, mas a premiação será por categoria. “Dessa forma, os atletas são balizados por tempo de prova e com mais chances de baixarem os tempos”, explicou.

Serão premiados os três primeiros colocados em cada prova com medalhas, além de medalhas para os melhores índices técnicos e atletas mais eficientes das categorias Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior, nos naipes feminino e masculino, e troféus para as equipes campeã, vice e terceira colocada.

Gilda comentou que esse evento é exaltado pelos atletas por ser o primeiro da temporada e onde observar os resultados dos treinos desde o começo do ano.
“É uma competição ótima para quem for assistir por serem provas rápidas e emocionantes”, disse.