Esporte

Torneio de basquete reúne equipes de Roraima, Amazonas e Venezuela

A competição será formada por equipes das categorias sub-13, sub-15 e sub-17 e tem o objetivo de integrar as equipes e revelar talentos

Boa Vista será a sede de mais uma edição do Desafio Internacional 2016 de Basketball, que irá contar com a participação de doze equipes de Roraima, do Amazonas e da Venezuela. A abertura do torneio ocorrerá no dia 30 de outubro, e o jogo inicial será realizado no dia 31, na Vila Olímpica Roberto Marinho.

A competição será formada por equipes das categorias sub-13, sub-15 e sub-17, sendo formado um quadrangular com equipes de cada categoria, que jogarão entre si. As equipes que tiverem mais vitórias ao fim do campeonato irão se sagrar campeãs. Os jogos ocorrerão até o dia 02 de novembro, e também serão realizados nas quadras da Escola Penha Brasil e do Instituto Federal de Educação de Roraima (IFRR).

O Torneio Boa Vista Basketball Internacional terá como convidados o Colégio Ibero Americano, de Porto Ordaz, no Estado Bolívar, da Venezuela, La Salle, de Manaus, além do Colégio de Aplicação, Instituto Batista de Roraima, Colégio Levina Alves e Instituto Sion, de Boa Vista.

O evento é uma realização do clube Boa Vista de Basketball, que este ano completa 19 anos de existência. “Na verdade será a primeira vez que o Amazonas estará inserido. Sempre vamos para a Venezuela e eles já vieram aqui no ano passado, mas essa integração com o estado vizinho ainda não tinha acontecido”, disse o técnico do time e organizador do torneio, Ídio Garcia.

Segundo ele, o clube decidiu organizar o desafio internacional até mesmo como uma forma de agradecer a receptividade que as equipes de Porto Ordaz têm com os times de Roraima. “Como ficamos ilhados não temos como sair para os grandes centros onde tem basquete. A Venezuela e o Amazonas são nossos parceiros nesse esporte”, destacou.
 
A premiação do primeiro ao terceiro lugar será de troféus e medalhas. O evento vai escolher também o melhor atleta da competição, o cestinha e o jogador revelação. “Como é um torneio de base, o objetivo é fomentar a realização de esportes e descobrir atletas que poderão ser incluídos nas seleções do Estado ou das escolas”, frisou Garcia.

O clube Boa Vista de Basketball realiza o evento com o apoio da Federação Desportiva Universitária (Fuer) e da Federação Roraimense de Basquete (FRB). (L.G.C)