Cotidiano

Trabalho de prevenção e combate a queimadas vai começar no dia 1º

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) dará início, nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, às ações de prevenção e combate a incêndios florestais em Roraima. De acordo com a coordenadora estadual do Prevfogo, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Marlene da Costa, o trabalho dos brigadistas não se restringe ao combate a incêndios. Antes mesmo do período de maior incidência, eles preparam aceiros, áreas que são limpas para que funcionem como barreiras para o fogo.

“Feito isso, outro trabalho que fazemos são rondas: visitamos terras indígenas e fazendas, orientando para, caso precisem fazer um fogo, que comuniquem à brigada”, frisou a coordenadora, ao complementar que 65 brigadistas foram contratados pelo Prevfogo. O efetivo será dividido em grupos e distribuído em cinco bases, uma no Cantá, na região da Serra da Lua (centro-leste), uma em Normandia, na região da Raposa Serra do Sol (leste), uma no Uiramutã, região de Serras (nordeste), uma em Pacaraima na região de São Marcos, e uma em Amajari, região do Araçá (ambos norte do Estado).

Além de atuar nos projetos de assentamentos, os brigadistas também poderão atuar em áreas federais de preservação ambiental. “A maioria dos incêndios no Brasil é de causa humana, entre 90% e 95%. Geralmente é intencional ou acidental, quando alguém faz uma fogueira, para prática pastoril ou queima do resto da vegetação”, explica.

PREVFOGO – A prioridade do trabalho do Prevfogo é em áreas da União, terras indígenas, assentamentos rurais e parques nacionais. São nesses locais que também é reforçada a educação ambiental, trabalho mais pontual de conscientização que utiliza os brigadistas como multiplicadores do conhecimento.

PREVISÃO – Segundo informações do Meteorologista Ramón Alves, da Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), a previsão do tempo para os próximos dias é de forte estiagem com chuvas isoladas na região do sul do Estado. (E.S)

Publicidade