Cotidiano

Tráfego de imigrantes prejudica trânsito

Segundo condutores, o trânsito fica congestionado nas horas mais movimentadas por conta do número de venezuelanos cruzando a via

Condutores de motos e principalmente de carros procuraram a Folha para cobrar dos órgãos de trânsito uma ação efetiva de agentes para controle no trânsito nos horários de picos nas proximidades da Praça Simón Bolívar, por conta do grande fluxo de imigrantes venezuelanos na área. Segundo os condutores, há risco de atropelamento.

Uma moradora do bairro Centenário, que não quis ser identificada e que passa pelo local para ir para casa todos os dias, disse que a situação é de grande risco para condutores de veículos e imigrantes. “A situação é difícil por conta do número de venezuelanos cruzando a via a todo o momento. A qualquer momento, um deles pode perder a vida e a gente se envolver em um acidente. Enfatizo que muitos motoristas se dispersam com tanta gente morando na rotatória, é uma poluição visual muito grande, muitos motoristas reduzem a velocidade para ver a situação e acabam atrapalhando o trânsito também”, afirmou.

Ela ainda fez um apelo às autoridades e mostrou o sentimento de sensibilidade pela situação dos venezuelanos. “Acredito que medidas devem ser tomadas para melhorar o trânsito e evitar o pior. A situação está sem controle. Também me solidarizo com o problema pelo qual os venezuelanos estão vivendo”, enfatizou.

Já o motorista José da Silva disse que evita trafegar no local por conta do risco constante. Ele comentou que o fluxo de imigrantes atravessando a via é grande e desordenado e a qualquer momento pode acontecer uma tragédia no local. “Eu evito passar por aqui de carro. A qualquer hora vamos ver um desastre. Infelizmente está em nossas vistas a toda hora, mas as autoridades não querem ver”, salientou.

PRF – Segundo o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Roraima, Igo Brasil, será feito, de imediato, um levantamento da situação e, se constatado o problema relatado pelos condutores, a fiscalização será intensificada. “Vamos ao avaliar o problema, detectar os agentes e aumentamos a fiscalização no local”, explicou.

SMTRAN – A Prefeitura de Boa Vista afirmou que entende a situação dos motoristas que trafegam por aquela área, porém lembrou que o trecho citado é de circunscrição federal, ou seja, é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Em todo o caso, a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) recomenda bastante cautela e atenção aos condutores de veículos nas vias públicas e, se tratando das rotatórias, como no trecho citado, o perigo aumenta quando não se obedecem todos os requisitos da legislação de trânsito. (E.S)