Cotidiano

Transparência na aplicação de recursos da cultura será tema de audiência pública

A Secretaria Estadual de Cultura será convidada para apresentar aos deputados e classe artística como estão sendo gastos o dinheiro público destinado à cultura

A transparência no uso de recursos destinados à Secretaria Estadual de Cultura será tema de uma audiência pública, marcada para o dia 3 de maio, às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa. O evento atende uma solicitação feita a Comissão de Cultura e Juventude da ALE, pela Associação dos Artistas do Estado de Roraima.

Segundo o presidente da Comissão de Cultura e Juventude, deputado Masamy Eda (PSD), os artistas solicitam a averiguação da aplicação de recursos destinados à Secretaria Estadual de Cultura, bem como as informações sobre os trabalhos promovidos pela secretaria. De acordo com o vice-presidente da Associação, Leonildo de Assis Silva, que assinou o ofício para a Assembleia, é necessário “que o Poder Legislativo saiba sobre o descaso com a classe que promove eventos culturais em Roraima”.

Segundo Masamy Eda, o vice-presidente da Associação dos Artistas do Estado de Roraima alega que existe um orçamento para a Secretaria de Cultura, mas a verba está sendo gasta em outro tipo de situação que não é na cultura.

“Convidaremos representantes do Executivo para que expliquem sobre a utilização dessa verba, da classe artística, deputados e a sociedade para que durante a audiência possamos discutir e encontrar alternativas para que todos os artistas sejam beneficiados com recursos que são destinados a cultura do Estado”, ressaltou.

Além de Masamy Eda, fazem parte da Comissão de Cultura e Juventude os deputados Valdenir, Masamy, vice-presidente; Dhiego Coelho (PSL); Chico Mozart (PRP) e Angela Águida Portela (PP).